Preservar o meio ambiente começa na infância
Entenda a importância de cuidar do meio ambiente e como as crianças podem ser ensinadas desde cedo a terem atitudes sustentáveis.
Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Porém, para que a consciência ambiental realmente seja desenvolvida em cada indivíduo, é de fundamental importância que o tema seja trabalhado desde a infância.
A educação para uma vida sustentável deve começar dentro de casa e na pré-escola. De acordo com o Referencial Curricular Nacional é por meio da observação e exploração do meio ambiente, com curiosidade e se percebendo como integrante, dependente e transformador, que os indivíduos tomam atitudes de transformação.
A importância de cuidar do meio ambiente
A preocupação com a Educação Ambiental não é tão antiga. Ela surgiu na década de 1960 quando governos de diferentes países começaram a notar as consequências da interação humana com a fauna e a flora.
Foi então que estudiosos da Universidade Keele, na Inglaterra, passaram a tratar do tema durante a Conferência de Educação.
Depois disso, muitos eventos foram realizados em favor da preservação do meio ambiente, como a Conferência de Kyoto, a Eco-92, Rio +10, Rio +20, COPs e outros.
Esses eventos tiveram como resultados documentos e agendas para serem seguidos pelos governos, empresas, instituições e sociedade, a fim de promover a conservação dos recursos naturais da Terra e promover o Desenvolvimento Sustentável.
Cuidar do meio ambiente é uma questão de sobrevivência. Somente por meio de ações práticas e efetivas é que a humanidade conseguirá frear os efeitos das mudanças climáticas e garantir a qualidade de vida das próximas gerações.
Como ensinar educação ambiental para as crianças?
A conscientização dos pequenos começa com pequenos gestos e, principalmente, com exemplos dos adultos. Explicar os motivos pelos quais cada pequena ação é importante é fundamental para que esses ensinamentos sejam absorvidos.
Quando falamos em pequenos gestos e atitudes, estamos falando de economizar água, separar o lixo, economizar energia e outros hábitos que são básicos quando falamos em preservação ambiental.
Além disso, conforme a criança vai crescendo, é necessário incentivar a busca por conhecimentos e a exploração do tema. A prática aliada ao conhecimento teórico, permite uma compreensão completa do problema e a importância de cada ação.
Experiências de Educação Ambiental no Colégio Unicus
O Colégio Unicus trabalha com a metodologia de Educação Global e a sustentabilidade é um dos princípios fundamentais na nossa proposta pedagógica. A seguir, citamos exemplos de atividades que aproximam os alunos do tema e que são referência para outras escolas e para a sociedade.
Aula De campo na escola
Nossa infraestrutura conta com vários recursos sustentáveis que integram as aulas. A turma do 3º ano está aprendendo sobre ações de preservação do Meio Ambiente e, para melhor absorção do conteúdo, a professora conduziu os estudantes durante uma aula de campo em nossas escolas para conhecer na prática os recursos sustentáveis que utilizamos todos os dias.
Dentre as tecnologias sustentáveis disponíveis para observação e aprendizado, está o nosso biodigestor, que anualmente contribui com o reaproveitamento de cerca de 1 tonelada de lixo orgânico através da transformação de 1782kg de gás metano em gás de cozinha e em 1280 litros de biofertilizante.
Além disso, temos por aqui carregadores de carros elétricos (uma parceria da escola com a BMW), placas de captação de energia solar, reservatórios para reaproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado (suficiente para regar nossas plantas), hora orgânica, etc.
O tour pela escola gera curiosidades nas crianças, e as placas indicativas auxiliaram a memorizar as informações.
Seminários de Educação Ambiental
Outra proposta que realizamos na escola são os Seminários de Educação Ambiental, produzidos pelos próprios alunos. Nesse formato, eles se tornam atores do processo, buscam, pesquisam e produzem suas apresentações levando conhecimento e conscientização para os demais estudantes.
Neste semestre, os alunos do 7º ano fizeram para as turmas do 3º, 4º e 5º ano um seminário sobre o tema “reciclagem e conscientização ambiental”.
O objetivo era apresentar ideias de como podemos contribuir com o meio ambiente por meio de nossa vida diária, aderindo gradativamente a pequenas ações sustentáveis que impactam positivamente no cenário ecológico e fazem grande diferença a longo prazo.
Trabalhos com materiais recicláveis
A utilização de materiais recicláveis nas atividades escolares também é uma maneira de levar consciência ambiental para a sala de aula.
Um exemplo foi a atividade realizada com os estudantes do 2º ano colocaram as mãos na massa na execução de um projeto sobre o Meio Ambiente, que consiste em maquetes coletivas feitas com materiais recicláveis, unindo arte, ciência e tecnologia, com a inclusão de um elemento tecnológico surpresa.
Para conferir um pouco mais sobre as atividades que realizamos por aqui, acesse o site e acompanhe nosso perfil no Instagram.