O modelo de ensino desenvolvido na Finlândia é referência no mundo todo e está contribuindo para o aprimoramento das metodologias utilizadas em nossas escolas.
As missões internacionais promovidas pela Rede PEA-Unesco têm permitido à nossa equipe experiências enriquecedoras para o aprimoramento da metodologia de ensino ofertada em nossas escolas.
Nossa mais recente Missão Internacional aconteceu no mês de abril do corrente ano, quando visitamos a Finlândia com o objetivo de conhecer a fundo o sistema educacional de um dos países mais desenvolvidos da Europa.
Como começou essa parceria? Nossa parceria com a Finlândia iniciou com a vinda da educadora finlandesa Ayla Huovi até nossa escola no início do mês de março. Na oportunidade, ela realizou um Workshop com todos os professores sobre metodologia de projetos.
Nessa formação, o objetivo principal foi entender como acontece o sistema educacional na Finlândia e como os professores finlandeses atuam através do ensino por projetos, analisando o objetivo, tema, processo e resultados.
A continuidade dessa união de cultura educacional ocorreu na visita in loco realizada com mais 27 outros gestores brasileiros, para conhecer e discutir com profissionais finlandeses sobre os detalhes da aplicação desse modelo de ensino.
Como foi a visita à Finlândia?
Começamos a visita técnica por uma escola franco-finlandesa, onde pudemos assistir aulas e discutir com os educadores sobre metodologias de projetos.
Em nossas visitas, pudemos conhecer os espaços pedagógicos internos e externos, assistimos aulas junto com as crianças e tivemos uma experiência imersiva da estruturação das classes naquele país.
Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer de perto um aplicativo de registro e acompanhamento do estudante, uma ferramenta que é utilizada em todas as escolas da Finlândia. Por fim, pudemos conhecer uma editora, onde são produzidos livros e materiais pedagógicos utilizados em todo o país.
A visita técnica a Finlândia ainda contou com visitas a museus e galerias locais, onde pudemos entender como a cultura, a arte e a música são valorizadas pela população finlandesa.
Ao longo dessa jornada, fomos extraindo insights que serão adaptados para nossa realidade, agregando novidades em nossas grades curriculares.
O que aprendemos com essa experiência?
Como escola Global, nosso currículo integra a visão educacional de diferentes países, a fim de que possamos extrair as melhores e mais eficientes práticas educacionais do mundo todo para promover uma educação de alta qualidade.
A nova parceria internacional do Toque de Mãe e do Colégio Unicus nos proporcionou ricas experiências educacionais, expandindo ainda mais as possibilidades de integração com os gestores do norte da Europa.
A partir disso, muitas características pedagógicas que conhecemos na Finlândia passarão por uma implementação em nossa metodologia Global Education, sempre adaptando as boas práticas para a realidade local.
Conectar-se com diferentes culturas e metodologias é o que nos torna uma escola global. As experiências de ensino que conhecemos na Finlândia nos trouxe novas visões para agregar a nossa metodologia, como:
– adoção de um currículo mais flexível e interdisciplinar;
– formação do aluno como um todo;
– priorização da autonomia dos alunos;
– valorização da educação como uma prioridade nacional.
Nas escolas finlandesas o brincar é levado a sério. Os professores devem deixar um tempo livre para os jogos e brincadeiras em suas aulas. A ideia é que as crianças permaneçam crianças o maior tempo possível. As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento infantil.
Além disso, um dos principais objetivos pedagógicos do sistema de ensino da Finlândia é que as crianças desenvolvam a autonomia, pensando de forma independente e se autoavaliando.
Outra característica comum nas escolas daquele país é que existe um amplo incentivo à prática de atividades físicas. Sendo que, são incluídas de 1 a 2 horas de exercícios físicos apropriados a idade a cada dia.
Para saber mais sobre as missões internacionais realizadas por nossa equipe, acompanhe nossa escola no Instagram.