Confira dicas para incentivar a leitura entre os nativos digitais.
Já falamos por aqui sobre a Importância da leitura para o desenvolvimento infantil, mas como gerar o interesse pelos livros em uma geração que está crescendo cercada pelas telas?
O letramento literário é uma prática que precisa ser desenvolvida na escola e em casa. Antigamente, essa era uma tarefa mais fácil, já que não haviam tantas opções de entretenimento para captar a atenção das crianças. Hoje em dia, o desafio é maior.
Estamos convivendo com a geração dos nativos digitais, crianças que estão acostumadas com informações rápidas e com conteúdos mais curtos. Ler um livro pode ser um grande desafio, mas com esforço e dedicação é possível incentivar a leitura.
A seguir, damos algumas dicas baseadas nas experiências vividas aqui na escola para que pais e mães consigam motivar os filhos a ler e despertar neles o interesse pelos livros.
1 – Seja um exemplo
Em uma casa com livros nas estantes, mas que ninguém nunca lê, com certeza despertar o interesse das crianças será muito difícil. O exemplo ainda é uma das maneiras mais eficientes de incentivar os pequenos. Portanto, mantenha o hábito de ler, pois isso é de suma importância para transmitir o gosto pela leitura para os filhos.
2 – Mantenha os livros acessíveis
Tenha os livros sempre visíveis, isso ajudará a tornar a leitura algo natural, parte do cotidiano. Aqui no UNICUS, uma das estratégias utilizadas foi cercar os alunos de possibilidades de leitura. Em cada cantinho da escola, tem uma prateleira de livros.
Conheça um pouco mais sobre o projeto acessando nosso Instagram.
3 – Utilize diferentes formatos de leitura
Outra dica é variar nos tipos de leitura. Você pode utilizar gibis, revistas, HQs e outros materiais. Isso é interessante, inclusive, para descobrir o tipo de leitura que o seu filho mais gosta.
Os quadrinhos, por exemplo, costumam atrair os olhos por conta da riqueza de figuras e ilustrações, sendo excelentes alternativas para despertar o interesse pela leitura de forma gradual e prazerosa.
Em nosso acervo, contamos com uma boa variedade de quadrinhos e a experiência é muito positiva. Veja em nosso Instagram.
4- Aproveite o que a tecnologia proporciona
É possível mostrar que livros e tecnologias podem conversar muito bem. Hoje em dia, existem os e-books (livros digitais) que podem ser lidos em tablets, computadores, celulares ou dispositivos próprios para a leitura de livros.
Além disso, é sempre legal encontrar filmes, desenhos e outros conteúdos que estejam relacionados às leituras que a criança tem feito.
5 – Estabeleça uma rotina
Conseguir estabelecer um horário para leitura pode não ser tarefa fácil, mas é necessário para que ela se torne um hábito. Busque reduzir o tempo de uso de celulares e outros aparelhos e inserir na rotina pelo menos 30 minutos diários de leitura de livros.
Caso não tenha um acervo em casa, frequente bibliotecas junto com seu filho, troque os livros já lidos com outras mães ou busque por sebos, onde livros usados são vendidos com preço bastante reduzido.
6 – Converse sobre as leituras
Dialogar sobre as histórias lidas é uma forma de incentivar a criança a ler ainda mais. Peça que ela conte sobre o que leu, os personagens, as aventuras e suas impressões. Dessa forma, sempre que encontrar um livro legal, ela sentirá o desejo de compartilhar o que achou.
No Colégio UNICUS a leitura é parte integrante da nossa rotina e didática
Na escola, os diálogos literários e a participação dos professores são de suma importância. Aqui no UNICUS, a leitura é incentivada por toda a equipe pedagógica e faz parte das atividades de todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar.
Acesse nosso site para conhecer um pouco mais sobre nossas práticas.