Imersão pedagógica na Finlândia em busca de conhecimento e experiências para continuar a aprimorar nossa metodologia de ensino. Confira mais a seguir!
No início do mês de abril, uma comitiva de educadores brasileiros, composta por professores e gestores escolares, embarcou para uma emocionante jornada rumo à Finlândia, com o objetivo de conhecer de perto esse renomado sistema de ensino e buscar inspiração para adaptá-lo à nossa realidade.
A parceria com esse país iniciou com a vinda à nossa escola da educadora finlandesa Ayla Huovi, que realizou um Workshop com os professores das duas unidades sobre metodologia de projetos, em março.
A continuidade dessa união de cultura educacional ocorreu na visita in loco realizada com mais 27 outros gestores brasileiros, de diferentes Estados, para conhecer e discutir com profissionais finlandeses os detalhes da aplicação da metodologia através de fenômenos. A visita faz parte de um cronograma anual de Missões Internacionais, que tem como objetivo conhecer os mais avançados sistemas de ensino do mundo inteiro.
Jornada pela Finlândia
Durante a imersão na Finlândia, tivemos a oportunidade de visitar, em Helsinque, a escola de ensino médio IB Ressun Koulu, que tem o conceito de charter school, ou seja, uma escola que conta com incentivo financeiro público e privado, a qual almeja formar estudantes que obtenham os melhores resultados, promovendo-os ao mercado futuro como profissionais de destaque na sociedade. Estivemos também na Tuusula Päiväkoti, onde assistimos a palestras com especialistas sobre ensino infantil e depois na Sarkolan koulu, onde entendemos novos conceitos de como funciona o sistema de inclusão nas escolas.
“Conhecer a escola Tuusula nos deu uma nova visão de como o conceito de inclusão está sendo abordado ao redor do mundo e como isso impacta no dia a dia de uma escola”, diz Daniele Stefanini – Diretora Pedagógica.
Em nossas visitas, pudemos conhecer os espaços pedagógicos internos e externos e ao longo do dia assistimos aulas juntamente com as crianças, tendo uma experiência imersiva de como as classes são estruturadas.Além disso, visitamos uma faculdade de negócios e designer, a XAMK, também uma indústria de software, a Tinny App, responsável pelo aplicativo de registro de acompanhamento do estudante, utilizado por todas as escolas da Finlândia, somado a visita a uma editora, onde os livros e outros materiais pedagógicos utilizados pelos estudantes de todo país são produzidos.
Além de conhecer de perto esse sistema educacional diverso, ainda tivemos a oportunidade de visitar museus e galerias locais, compreendendo como a cultura, arte e música são valorizados pelo povo finlandês.
Ao longo da jornada, fomos extraindo muitos insights positivos que serão levados para nossa realidade, agregando novidades nas grades curriculares das duas escolas, Toque de Mãe e Colégio Unicus.
A importância da inovação da educação
As Missões Internacionais nos permitem conhecer realidades totalmente diferentes das que vivemos, além de conceitos educacionais inovadores que contribuem para o aprimoramento das metodologias e estratégias propostas em nossas escolas.
Essa abertura para a inovação, permite estar continuamente melhorando o ensino ofertado aos nossos alunos. Modelos educacionais mais flexíveis, abertos à inovação, têm maior facilidade de assimilar as mudanças da sociedade do que formatos tradicionais rígidos.
O mundo em que vivemos está em constante transformação, o que exige que as escolas estejam preparadas para propor novas formas de aprendizado, mais efetivas para as próximas gerações.
Com as Missões Internacionais temos a oportunidade de conhecer experiências de escolas que são referência internacional, agregado em conhecimento para melhorar cada vez mais o sistema de ensino-aprendizagem local.
Para saber mais sobre as próximas viagens, acompanhe nosso perfil nas redes sociais.