Você sabe o que é educação global e como ela contribui para formação cidadã? Leia e entenda.
A Educação Global é uma abordagem pedagógica que trabalha múltiplas perspectivas. Suas competências se baseiam na educação para o desenvolvimento, direitos humanos, sustentabilidade, paz e prevenção de conflitos.
Ou seja, trata-se de uma educação multicultural pensada para o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania.
Com a intensificação contínua da globalização nos últimos tempos, principalmente devido ao advento da internet e das mídias, a educação global vem se tornando cada vez mais necessária.
Um cidadão do século 21 precisa ser alguém preparado para um mundo onde as oportunidades de sucesso requerem habilidades como criatividade, desejo pela inovação, capacidade de trabalhar em equipe e inteligência emocional.
Nesse sentido, para o desenvolvimento de uma cultura global a escola precisa estabelecer uma proposta de intervenção participativa e contextualizada, que integre as dimensões e contextos da educação local à global e suas inter-relações com todas as áreas de conhecimento.
A Conferência de Genebra (2001) trouxe uma nova visão das Diretrizes educacionais: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver em comunidade (conviver).
Essa visão da educação deve se constituir de bases de apoio para a formação de cidadãos com capacidade para aliar a teoria prática do fazer, por meio de conhecimentos, habilidades e de atitudes comportamentais.
O que significa ser um “cidadão global”?
O cidadão global é aquele que se identifica como parte de uma comunidade mundial. Dessa forma, suas ações são voltadas para a construção dos valores e práticas dessa comunidade.
De acordo com a ONG OXFAM, “o cidadão global é aquele que conhece e compreende o mundo em geral e o seu lugar nele”. São indivíduos que desempenham papel ativo nas suas comunidades, que trabalham em cooperação com outras pessoas para tornar o planeja mais justo, igualitário e sustentável.
Nesse sentido, ser um cidadão global é enxergar além da sua realidade próxima. Essa consciência e conexão com o mundo fortalece a empatia e promove uma geração capaz de produzir ideias inovadoras, capazes de mudar o mundo.
De acordo com o relatório Global Competence for an Inclusive World (OCDE 2018), a competência global é definida como “a capacidade para analisar as questões locais, globais e interculturais, de compreender e apreciar as perspectivas e visões de mundo dos outros, participar em interações abertas, apropriadas e eficazes com pessoas de outras culturas, e de atuar pelo bem-estar coletivo e desenvolvimento sustentável”.
É por isso que aqui no Colégio Unicus, onde trabalhamos com a proposta de Educação Global, costumamos dizer que formamos os líderes do futuro.
Quais competências a Educação Global ajuda a desenvolver?
– Capacidade para analisar problemas e situações relevantes em sua comunidade ou no planeta, sejam eles culturais, econômicos, sociais ou ambientais;
– Habilidade para compreender as diferentes visões e perspectivas do mundo com respeito e empatia;
– Capacidade para estabelecer interações positivas e construir diálogos e relacionamentos saudáveis com pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, sociais, religiosas, ou de diferentes sexos;
– Iniciativa para empreender ações construtivas para o desenvolvimento sustentável e o bem comum.
Como a escola contribui nessa formação?
A escola promove a Educação Global quando se abre para as novas perspectivas de mundo e prepara o aluno para se tornar um cidadão com habilidades e competências diversas.
Nesse sentido, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem inclua o domínio de novas tecnologias, aprendizado de língua estrangeira, o contato com boas práticas de sustentabilidade, desenvolvimento socioemocional, práticas que aproximem o aluno da comunidade e outras.
O Colégio Unicus é uma referência em termos de Educação Global. Em nosso site você pode conhecer nosso sistema de ensino, metodologias aplicadas e práticas que elevam o ensino tradicional para a formação de cidadãos capazes de fazer a diferença no mundo. Não deixe de conferir.