Entenda a importância da experimentação, descobertas e aprendizados na infância.
Crianças são experimentadoras por natureza. Desde bebês, elas utilizam testes para descobrir o mundo e entender como as coisas funcionam.
A experimentação é um processo para a construção do conhecimento. Quando a escola incentiva as experiências científicas, proporciona uma série de benefícios para o desenvolvimento dos estudantes.
Devido a sua curiosidade natural, para as crianças as experiências e jogos científicos são atividades que chamam muita atenção, despertam o engajamento e tornam o ensino mais eficiente.
A ciência proporciona o que nós chamamos de aprendizagem ativa, que é quando os estudantes se envolvem e se tornam parte essencial do processo de construção do conhecimento.
Por que as experiências são tão enriquecedoras no ensino?
Por trás das experiências, existe o que é conhecido como “aprendizagem baseada em problemas” (PBL, do inglês Problem-Based Learning). Essa metodologia tem como objetivo principal que as crianças participem ativamente das atividades escolares, buscando respostas para problemas ou fenômenos naturais.
Por meio dessas atividades, os alunos se tornam atores do processo de aprendizagem. Eles desenvolvem hipóteses, identificam causas e consequências, pesquisam por informações adicionais e tem a oportunidade de conhecer como as coisas funcionam.
Graças às experiências desenvolvidas na escola, as crianças desenvolvem maior curiosidade pelo mundo e melhoram a sua capacidade de lidar com problemas. Algo que reflete não só na infância, mas em toda a vida adulta.
Além disso, ao trabalhar experiências científicas em grupo, desenvolve-se também a sociabilidade e a cooperação. As crianças aprendem a ouvir a opinião do outro, respeitá-la e avaliar os melhores caminhos para chegar ao resultado desejado.
Como trabalhar as experiências com crianças?
Há uma grande variedade de experiências que podem ser trabalhadas, seja na sala de aula, no laboratório ou no pátio da escola.
É muito importante estudar como aproveitar a curiosidade natural das crianças e o desejo de brincar para transmitir os conceitos científicos de maneira interessante e divertida.
O ideal é que a escola busque oportunizar um ambiente rico em possibilidades, indo dos conceitos mais simples ao mais complexos, adaptando o processo para a idade dos alunos.
Na Educação Infantil, a ciência precisa ser proposta de forma lúdica, associada com brincadeiras e jogos. No Ensino Fundamental, as crianças já podem participar de experimentos que explicam os fenômenos e seu funcionamento. Veja alguns exemplos de atividades no Instagram do Colégio Unicus.
Aqui na escola, contamos com laboratórios modernos que nos permitem proporcionar aulas de ciência estimulantes e enriquecedoras. Mas, não paramos por aí, também incentivamos os alunos a expor suas descobertas na Feira de Ciências.
Feira de Ciências e Tecnologia
Realizamos no Colégio Unicus a incrível Feira Tecno 2022, organizada pelos próprios estudantes. O evento recebeu a comunidade escolar e contou com diferentes atrações. Veja algumas delas:
– Um convite a entrar na Máquina do Tempo com a turma do 7º ano, que explicou sobre a evolução tecnológica na linha histórica da humanidade;
– Aprendizado sobre os sistemas do corpo humano, com a turma do 6º ano, que fez a dissecação de um coração bovino real para observar o miocárdio e cavidades (átrios e ventrículos);
– Óculos e impressora 3D disponíveis para interação com os visitantes dentro da temática de Sistemas do Corpo Humano;
– Uma rica experiência na Amazônia com o 5º ano, com direito a conhecer a lenda do açaí e suas diferentes formas de consumo pelo Brasil, além da oportunidade de degustação pelos visitantes.
Todas as turmas se apresentaram brilhantemente e a feira foi um sucesso. Mostrou a evolução de conteúdos que vem sendo desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo.
Tudo isso mostrando que as experiências científicas na escola, quando aplicadas de maneira estratégica e eficiente, podem trazer resultados surpreendentes.
Para conhecer mais sobre o Colégio Unicus e as atividades desenvolvidas na escola, acesse nosso site.