Confira dicas para estimular a criatividade e contribuir com o desenvolvimento das crianças.
A criatividade é a capacidade nata ou adquirida de criar, inventar e inovar, seja no campo artístico, científico, esportivo ou outros.
Crianças que são expostas a estímulos criativos estão constantemente brincando com a imaginação, contando histórias, inventando músicas, desenhando, dentre várias outras atividades.
Trabalhar a capacidade criativa é importante para todos os seres humanos. Pessoas criativas são boas em inovar, tem maior capacidade para a resolução de problemas, conseguem engajar outras pessoas, dentre várias outras qualidades muito valorizadas no mercado de trabalho.
Incentivar desde cedo as crianças com atividades criativas pode ser muito benéfico não só para uma infância mais plena e saudável, mas também para conquistar melhores oportunidades na vida adulta.
Atividades para estimular a criatividade
Se engana quem pensa que estimular a criatividade é um processo difícil. Com pequenas atitudes e atividades simples, é possível contribuir com o desenvolvimento dessa importante habilidade. A seguir, damos algumas sugestões.
1 – Permita que a criança tenha um tempo livre
A rotina é muito importante para os pequenos, pois eles aprendem desde cedo sobre responsabilidade, organização e planejamento.
Porém, quando não há horários para tempo livre nessa rotina, ela acaba se tornando pesada e prejudicial. Por isso, reserve espaços na agenda onde a criança possa decidir como quer se entreter.
É durante esses períodos que elas costumam deixar sua imaginação à solta, permitindo que a criatividade flua.
2 – Incentive o brincar
Durante a infância, é muito importante que as crianças aprendam conhecimentos básicos e valores como o respeito e a empatia. Pois, isso é relevante para o seu desenvolvimento como indivíduo.
Porém, a infância também é uma época em que o brincar é de suma importância. A criança precisa se movimentar, jogar, fazer atividades lúdicas, praticar esportes, dentre várias outras formas de brincar e se divertir.
3 – Crie desafios
As crianças são curiosas por natureza. Por isso, brincadeiras que ofereçam desafios são muito recomendadas para estimular a criatividade, o raciocínio lógico, pensamento crítico e outras habilidades.
É claro que, você deve propor desafios adequados para a idade e, caso necessário, oferecer dicas para que a própria criança consiga solucioná-los por conta própria.
Incentivar e elogiar quando elas vão bem nas atividades é muito positivo para motivá-las.
4 – Conte histórias
As histórias prendem a atenção das crianças e estimulam sua capacidade de imaginação. É muito importante reservar um tempo diariamente para a atividade de contação de histórias.
Você pode usar livros com as clássicas histórias infantis ou até mesmo contar algumas da sua própria vida. Pode ainda, inventar pequenas histórias e sugerir que a criança ajude a ir criando os acontecimentos.
Aos poucos, você vai perceber que a criança vai inventar as próprias histórias e até recriar aquelas escutadas, num exercício contínuo de imaginação e criatividade.
5 – Aproveite o que a tecnologia oferece
A tecnologia, embora seja vista por muitas pessoas como uma vilã do desenvolvimento infantil, quando bem utilizada, pode ser uma incrível aliada do desenvolvimento da criatividade.
O contato com celulares, tablets e computadores permite que as crianças adquiram conhecimento digital de maneira intuitiva. O que é muito importante, considerando que a tecnologia tem se tornado algo indispensável no nosso cotidiano.
Esses momentos em contato com a tecnologia devem ser sempre supervisionados.
Mas, não é só no entretenimento que a tecnologia é uma aliada da criatividade. Ela também está presente em disciplinas escolares como a programação e a robótica que são muito relevantes para estimular o lado criativo e inventivo dos pequenos.
Aqui no Colégio Unicus, nossos alunos são desafiados constantemente durante essas aulas, tendo a oportunidade de desenvolver ainda mais seu potencial e criatividade.
Para conhecer um pouco mais sobre as práticas desenvolvidas em nossa escola, acompanhe-nos no Instagram.
Confira também o nosso artigo sobre os Benefícios de aprender robótica na infância.