Trabalhar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na escola contribui com novas habilidades, competências e valores.
A Agenda 2030 é um plano de ação criado pela ONU onde são estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos desdobrados em 169 metas que devem ser cumpridos até o ano de 2030.
A agenda é um compromisso das nações que integram a ONU e de toda a sociedade para alcançar a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
O Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo melhorar as condições de vida no presente, sem comprometer o futuro. Por isso, a agenda 2030 conta com objetivos que contemplam as esferas econômica, social e ambiental.
Para as escolas, esse plano de ação deve estar alinhado com as Competências Gerais da Educação Básica e o Plano Pedagógico da instituição de ensino. Sempre levando em consideração a realidade da comunidade onde cada escola está inserida.
A ONU incentiva a adoção dos ODS por toda a sociedade, incluindo os governos, as empresas, escolas e universidades.
Além de cumprir com os conteúdos curriculares, a escola é um espaço onde o aluno aprende sobre valores, atitudes e habilidades. A Agenda 2030 na escola contribui para a formação de cidadãos mais conscientes da sua missão de contribuir para a construção de um mundo melhor.
Importância dos ODS na escola
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são grandes aliados para nortear projetos educacionais.
Quando inseridos na agenda escolar, contribuem para o desenvolvimento moral e cognitivo dos alunos, além de aumentar o engajamento e turbinar suas habilidades acadêmicas.
A Agenda 2030 é um importante instrumento de sensibilização da sociedade com relação à problemas comuns como a desigualdade social, a pobreza, as guerras e as mudanças climáticas.
Seu emprego na educação, contribui para desenvolver valores como a empatia, o respeito ao próximo e a valorização da paz. Além de ajudar a formar cidadãos antenados com a realidade e preparados para enfrentar os desafios do futuro.
A escola tem a oportunidade de ensinar a partir de materiais atualizados e relevantes e pode impactar positivamente a sua comunidade.
Como trabalhar os ODS na escola?
Existem várias formas de aplicar os ODS no dia a dia escolar, a seguir, damos dois exemplos que estão entre as atividades que já colocamos em prática aqui no Colégio Unicus.
Uso de materiais
O Colégio Unicus trabalha com a metodologia de Educação Global, sendo uma escola filiada à Unesco. Por conta disso, também trabalha com os materiais cedidos pela organização, como a série “Educação para o desenvolvimento sustentável na escola” (EDS na escola).
Trata-se de uma série de 10 cadernos pedagógicos sobre a Agenda 2030, onde os 17 objetivos estão interligados ao longo do conteúdo de cada caderno.
Além de conteúdo teórico, os cadernos sugerem atividades lúdicas para serem adaptadas de acordo com o contexto escolar.
Nesse processo, os docentes são essenciais para contribuir na conscientização dos estudantes e da comunidade escolar como um todo.
Atividades práticas dentro e fora da escola
Além Das ações de sustentabilidade realizadas no espaço do Colégio Unicus, buscamos promover aos alunos o conhecimento de boas práticas fora da escola, por meio de visitas técnicas e outros eventos.
Um bom exemplo foi a Aula de campo, realizada com os alunos do 6º e 7º anos. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Resort Malai Manso e o Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Na visita técnica, eles conheceram as ações sustentáveis praticadas em cada local e também puderam se divertir.
Antes de explorarem as atrações do hotel, tiveram palestras sobre a Agenda 2030 e acompanhamento da equipe de especialistas por todo o resort.
Para conhecer mais ações como esta, acompanhe nossas redes sociais e visite o site do Colégio Unicus.