Entenda porque é tão importante que as crianças sejam estimuladas a aprender História e valorizar o passado.
Estudar o passado é fundamental para entender a sociedade em que vivemos. As memórias fazem parte do que somos, da construção da nossa identidade e cultura.
Além disso, todos os avanços conquistados até hoje começaram com iniciativas e descobertas em algum lugar do passado.
A história nos permite viajar pelos diferentes períodos da vida humana, entender como viviam as pessoas em outras épocas e quais eram seus costumes.
Para as crianças da nova geração, o contato com as memórias do passado é muito importante na construção do aprendizado, na compreensão de si mesmas e no desenvolvimento de valores.
Por que é tão importante reviver o passado na educação?
Uma pesquisa realizada em cinco países da Europa analisou o que as crianças entre 6 e 10 anos de idade conheciam a respeito do passado. O resultado mostrou que todas elas tinham uma quantidade significativa de conhecimentos fragmentados que ia aumentando de acordo com a idade.
Porém, como o conhecimento não era mediado pela escola, elas possuíam uma compreensão incompleta dos fatos. Dessa forma quando iniciam o estudo de História formal na escola, a partir dos 11 anos, elas já vêm com concepções estereotipadas e acham que a história não é essencial em sua formação.
Isso nos mostra que é necessário buscar estratégias para estimular as crianças a gostarem de investigar o passado e compreender sua importância. O conhecimento da história da civilização nos fornece bases para compreender o presente e o futuro.
A investigação histórica envolve a compreensão de conceitos como a mensuração do tempo, continuidade e mudança, causas e efeitos de eventos, e as semelhanças e diferenças entre os períodos.
Além disso, é preciso considerar que todos nós somos seres sociais e culturais. A história também é muito importante para entender quem somos, de onde vieram nossos costumes, identidade cultural e outras características.
Como a escola pode estimular os alunos a gostarem de estudar o passado?
No âmbito escolar, é necessário que os educadores envolvam os alunos em atividades estimulantes, que desenvolvam problemas de pesquisas e a capacidade crítica, despertem questionamentos e opiniões. É preciso que os alunos se vejam como agentes ativos do próprio conhecimento.
Estudar o passado não é simplesmente aceitar o que os livros apresentam, mas saber diferenciar e repensar os fatos ocorridos, analisando por exemplo, porque determinado fato aconteceu, qual sua relação com o modo de vida da época e outros fatores.
Outro ponto importante, é que a história precisa abraçar a realidade local dos alunos.
Assim como em outras disciplinas escolares, uma boa forma de conseguir o engajamento dos estudantes ao estudar o passado, é trabalhando com atividades práticas.
Atividades que estimulam o interesse pela História
No Colégio Unicus, utilizamos atividade temáticas para complementar o ensino tradicional em sala de aula. Com isso, conseguimos engajar os estudantes e torná-los protagonistas do aprendizado.
Um bom exemplo de atividade que pode ser replicada por outras instituições de ensino, é a Exposição de Antiguidades realizada pelos próprios alunos. Neste trabalho, eles conseguiram reunir objetos como telefones antigos, FAX, retroprojetores, relógios, máquinas de escrever, instrumentos musicais e máquinas fotográficas.
Com esses itens, os próprios alunos montaram uma exposição cheia de história e conhecimento, despertando a curiosidade de todos que puderam visitá-la.
Brincadeiras antigas também são uma ótima estratégia para aprender história de forma prática e divertida. Os alunos do primeiro ano tiveram a oportunidade de praticar uma das brincadeiras mais tradicionais e antigas da humanidade, que é jogar bolinhas de gude.
Estima-se que as bolinhas de gude surgiram na Ilha de Creta, no ano 3000 a.C. No Brasil, as bolinhas foram trazidas pelos portugueses e apelidadas “de gude” em referência ao nome das pedras redondas e lisas retiradas dos leitos dos rios.
Além do contexto histórico da brincadeira, essa atividade também estimula a questão da cultura local e da identidade cultural, já que pode trazer à tona memórias afetivas de família.
Acesse nosso site para conferir um pouco ais sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas aqui no Colégio Unicus.