Conheça mais sobre o Sociointeracionismo e como ele contribui para o desenvolvimento dos alunos, promovendo uma educação completa.
O Sociointeracionismo é uma abordagem que prioriza os reflexos do mundo exterior no interior de cada indivíduo. Ou seja, ela considera a interação com a realidade, a dimensão sociocultural e o contexto histórico em que o aluno está inserido.
Nesse sentido, a proposta escolar valoriza as atividades coletivas e os relacionamentos interpessoais, partindo da ideia de que o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual.
O modelo pedagógico sociointeracionista foi desenvolvido no começo do século XX pelo psicólogo Lev Semyonovich Vygotsky. Na década de 1970, a proposta começou a ser mais aplicada trazendo um ponto de vista diferente para as escolas tradicionais.
Vygotsky reformulou a psicologia com uma abordagem voltada para a compreensão das relações entre indivíduos, suas funções psicológicas e contexto social. Dessa forma, os alunos não só fazem parte do processo de aprendizagem, mas também aprendem por meio de tudo o que é produzido no seu entorno.
A abordagem mostra que as pessoas se desenvolvem, aprendem a raciocinar, adquirem a linguagem e cultura quando estão inseridas em meios sociais com outros indivíduos.
Valores trabalhados no Sociointeracionismo
O sociointeracionismo começa com a valorização da bagagem individual de cada aluno. Além disso, valoriza a manifestação das crianças para que participem e sejam ativas no seu meio. Dessa forma, fazem com que seus valores sejam respeitados.
A aprendizagem é muito beneficiada pela proposta, pois há maior interação social que facilita o processo de aquisição de conhecimento.
Além do respeito, a proposta interacionista estimula a colaboração, a troca de ideias, a empatia, a cooperação e vários outros valores importantes para o desenvolvimento.
Quais as vantagens da metodologia interacionista?
O sociointeracionismo pode ser aplicado da educação infantil ao ensino médio e contribui para o desenvolvimento de competências diversas. Exemplos são a habilidade de trabalhar em grupo, curiosidade, experimentação e autonomia.
Para isso, é fundamental o engajamento do corpo docente da escola, que precisa estar preparado para assumir uma postura mentora, estimulando a colaboração, o compartilhamento de ideias, opiniões, experiências e pontos de vista.
O professor é visto como um mediador na sala de aula e não apenas como um detentor de conhecimento. Sua atuação motiva o aluno a participar de forma ativa na busca pelo conhecimento.
O objetivo é que os alunos contribuam com o aprendizado uns dos outros e que a escola garanta que as atividades e abordagens sejam coerentes com sua realidade e potencial de desenvolvimento.
Dessa forma, o ensino de um conteúdo novo não se resume à aquisição de uma nova habilidade ou conjunto de informações, a ideia é ampliar a estrutura cognitiva das crianças.
Sociointeracionismo na prática
Na prática, quando a criança desenvolve a escrita, por exemplo, ela também adquire a capacidade de reflexão e o controle do seu funcionamento psicológico.
Para que seja possível, os estudantes devem ser colocados em contato com atividades que estimulem sua criatividade e a colaboração. Além disso, é importante que eles sejam constantemente desafiados a criar conexões, experimentar e refletir.
Para isso, a escola precisa estabelecer uma rotina de conteúdos dinâmica e diversificada, incluindo a prática de atividades físicas, lúdicas, artísticas e musicais.
Alguns exemplos são eventos, oficinas, jogos, brincadeiras, grupos de leitura, feiras de ciências, seminários, etc.
O Colégio Unicus é uma referência na promoção da abordagem de ensino sociointeracionista dentro da proposta da Educação Global.
Em nosso site você pode acompanhar as atividades que fazem parte do dia a dia da escola, baseadas sempre no respeito ao contexto sociocultural de cada aluno e no estímulo de seus potenciais para um desenvolvimento completo.