Você já ouviu falar em metodologias ativas? Saiba como essa técnica proporciona inovação e potencializa o aprendizado dos estudantes.
As metodologias ativas trouxeram uma nova abordagem para o processo de ensino-aprendizagem, deixando para trás práticas passivas e com pouca interação para priorizar a autonomia e a independência dos alunos na sala de aula.
Trata-se de um método que revoluciona a relação entre o professor e os alunos, e que potencializa a qualidade do aprendizado.
A seguir, falamos um pouco mais sobre o que são as metodologias ativas, sua importância e benefícios.
O que são metodologias ativas?
As chamadas metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica baseada em atividades instrucionais pensadas para despertar o engajamento dos estudantes, fazendo com que eles se tornem os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.
Além da transmissão de informações, essa metodologia foca no desenvolvimento de habilidades e competências.
O termo “Metodologias Ativas” surgiu pela primeira vez no livro “Active Learning: Creating Excitement in the Classroom”, lançado no ano de 1991 pelos autores Charles Bonwell e James Eison.
Nesse contexto, o ensino em sala de aula envolve atividades práticas a partir de diferentes conceitos e de maneira repetida para que o conhecimento realmente seja firmado na mente dos alunos.
Nas metodologias de ensino convencionais, os professores são vistos como o centro do ensino e as aulas são expositivas, sendo que os alunos recebem o conhecimento e o absorvem de maneira passiva.
Porém, tal método apresenta uma maior dificuldade de assimilação dos conteúdos e, consequente, desinteresse dos alunos.
Quando os alunos tomam a frente no processo de ensino-aprendizagem, com maior autonomia e interação, eles se sentem parte principal do processo. O professor torna-se um mediador entre o conhecimento e o estudante, orientando e conduzindo a solução de problemas.
Dessa forma, as metodologias ativas de aprendizagem são consideradas eficientes para preparar os alunos para a vida acadêmica, carreira profissional e vida social, pois oferecem as ferramentas que eles precisam para lidar com as mais diversas situações.
São exemplos de metodologias ativas a Gamificação, Cultura maker, Design thinking, Estudos de caso, Aprendizado por problema, Sala de aula invertida, Seminários, Rotação por estações e outras.
Qual a importância das metodologias ativas?
As metodologias ativas proporcionam um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, onde os alunos têm a oportunidade de pensar e interagir com os conteúdos aplicados, promovendo um modelo de educação transformadora.
Com isso, além de absorver os conteúdos de maneira efetiva, são desenvolvidas e aprimoradas habilidades como o pensamento crítico, o protagonismo jovem, a sociabilidade, comunicação e outras.
Ao aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, as taxas de frequência e reprovação são reduzidas e o desempenho escolar é elevado.
Benefícios das metodologias ativas
– Maior envolvimento e engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem;
– Desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico, da cooperação, sociabilidade e outras habilidades e competências importantes para a vida profissional e pessoal do aluno;
– Ensino inovador e transformador.
As metodologias ativas fazem parte da rotina de aprendizado no Colégio Unicus. Nesse exemplo que compartilhamos no Instagram da escola, damos o nome de Rotação por Estação, ou seja, cada estação tem uma função em cima de outro tronco comum que é o tema proposto.
No rodízio, um grupo de alunos ficou dedicado a assistir um trecho de um filme temático, outro grupo focou na pesquisa textual e outro na resolução de exercícios, ao final as informações são estruturadas em forma de seminário. Excelente ferramenta de trabalho em grupo para estimular a liderança e tomada de decisões.
Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas em nossa escola, acesse o site e siga nosso perfil no Instagram.