Dominar o uso de novas tecnologias é tão importante no mundo atual quanto aprender português, matemática ou biologia.
De acordo com um estudo realizado em 2016 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cerca de 65% dos alunos de hoje, vão seguir carreiras que ainda nem existem ou que são difíceis de prever. Profissões estas que, estão começando a se desenhar do cenário tecnológico atual.
De acordo com os especialistas do Centro de Referência de Educação Integral essas profissões do futuro devem ser aquelas que requerem subjetividade e produção de sentido.
Devem ficar para trás as atividades profissionais que exigem apenas a reprodução de padrões ou a observação rápida de dados. Isso acontece porque essas profissões serão substituídas por novas tecnologias que serão capazes de desempenhar tais funções de maneira mais eficiente, ágil e barata.
O que as crianças precisam para se preparar para o futuro digital?
A sociedade educa as suas crianças para prepará-las para o contexto em que nascem. Conforme o mundo vai se transformando, essa educação precisa ser aprimorada para incluir as novas habilidades e competências exigidas.
Visto isso, é necessário que a educação dos profissionais do futuro inclua a preparação para o mundo digital, promovendo o engajamento com as tecnologias, inteligência artificial, compartilhamento de artefatos, cultura maker e outras características que serão valorizadas neste novo mundo.
Juntamente com a inserção da tecnologia no ambiente escolar, é necessário que as crianças sejam estimuladas para desenvolver a flexibilidade, se adaptar as mudanças, serem proativas, criativas, colaborativas, tenham pensamento crítico, autonomia e capacidade para encontrar soluções rápidas para os problemas.
Por que é tão importante aprender sobre tecnologia?
Se nos dias atuais a escola já passa por dificuldades para preparar os seus alunos para o mercado de trabalho, imagine o tamanho do desafio de formar indivíduos para uma realidade que ainda não existe.
As escolas precisam buscar por soluções em tecnologias educacionais e estarem atentas para garantir o acompanhamento das mudanças da sociedade.
Além de preparar os alunos para as profissões do futuro, o ensino da tecnologia tem uma grande importância para as crianças e adolescentes. Primeiramente, no que se refere a segurança digital e uso consciente da tecnologia.
Tendo esse ensino na escola, as crianças têm a oportunidade de aprender a fazer um bom uso dos recursos tecnológicos disponíveis.
Além disso, a tecnologia é excelente para instigar, estimular e engajar o aprendizado. A geração de nativos digitais possui grandes habilidades para manusear dispositivos e utilizar a tecnologia. Trazer isso para a sala de aula é uma forma de utilizar isso a favor do ensino, potencializando o processo de aprendizagem.
Outro ponto interessante da tecnologia é que ela contribui para expandir a criatividade e ampliar as possibilidades de ação no mundo. Ou seja, ela é extremamente importante para a formação sociocultural dos líderes do futuro.
Educação Digital no Colégio Unicus
O Colégio Unicus é uma referência quando o assunto é a aplicação das tecnologias como recurso de ensino.
Nossos alunos têm contato com o que há de mais moderno em termos de ferramentas educacionais digitais. Por meio da parceria com a Apple, foram disponibilizados iPads para a realização de atividades e pesquisas em sala de aula.
Além disso, nossos alunos recebem aulas de robótica e têm acesso à laboratórios modernos onde podem estudar e expandir seu potencial criativo ao serem desafiados a criar soluções com a Cultura Maker.
A escola também realiza feiras de ciências onde eles têm a oportunidade de trocar experiências e mostrar as atividades desenvolvidas, aprendendo de maneira coletiva.
Promovemos um ensino dinâmico para acompanhar a geração da Era Digital. Acesse nosso site e conheça mais sobre a escola.