Conheça algumas das estratégias de ensino utilizadas pelo Colégio Unicus para o ensino de língua portuguesa.
A língua portuguesa é um verdadeiro legado de uma grande diversidade de linguagens. Devido a isso, podemos dizer que ela é rica e complexa e por conta disso, o ensino deve ser pensado de forma dinâmica para conseguir promover o aprendizado e engajar os alunos.
Em geral, as disciplinas de português e matemática são as que as crianças e adolescentes mais sentem dificuldades e por isso, costumam não gostar tanto.
Porém, com boas estratégias é possível envolver os alunos e fazer com que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficiente.
Para que os alunos consigam absorver os conhecimentos e adquirir o domínio da língua falada e escrita, entendamos que é necessário utilizar dinâmicas e atividades variadas.
Na rotina escolar do Colégio Unicus, trabalhamos com projetos de incentivo à leitura, produção textual de diversos gêneros, como romance, cartas, jornalístico e outros. Além do ensino gramatical que dá ao aluno o pleno entendimento da língua portuguesa.
A seguir, nós falamos de algumas estratégias de ensino da Língua Portuguesa utilizadas pelo UNICUS que contribuem para resultados cada vez melhores.
1 – Aulas Dinâmicas
Quanto mais repetitivas e maçantes forem as aulas, mais os alunos se sentirão desestimulados. O grande segredo para despertar o interesse e engajar os estudantes é promover aulas dinâmicas.
A exemplo, podemos citar o uso de outros ambientes da escola que não a sala de aula para estudar, utilização de atividades práticas e brincadeiras e a criação de projetos de incentivo a escrita e a leitura na escola e em casa.
2 – Metodologia Ativa
O interessante é que os alunos não sejam apenas receptores dos ensinamentos que estão sendo passados, mas que se sintam como produtores de conteúdo e protagonistas no processo de aquisição de conhecimento.
O uso de uma metodologia ativa, que coloca o aluno do centro do processo de aprendizagem é uma experiência que faz muita diferença por aqui.
3 – Uso da tecnologia
A experiência de aliar ensino com tecnologia é muito presente em nossa escola. As novas gerações, que chamamos de nativos digitais, possuem uma grande facilidade para lidar com os recursos tecnológicos e o emprego da tecnologia na escola é muito positivo para despertar o interesse desses alunos.
Nós trabalhamos com várias tecnologias, uma delas é o uso de iPads para a realização de pesquisas escolares. Com eles, os alunos podem navegar enquanto buscam conhecimento e desenvolvem os exercícios de uma maneira mais dinâmica.
4 – Uso das artes e da criatividade
Música, dança, teatro, cinema e outras expressões artísticas são ferramentas importantes no ensino da língua portuguesa, tanto com relação a fala quanto a escrita.
As dramatizações, por exemplo, ajudam o aluno a praticar a leitura, a interpretação de texto, analisar contextos e se comunicar de forma mais eficiente.
Além disso, as artes ajudam a trabalhar o texto não-verbal, que além de explorar a capacidade de expressão e argumentação dos alunos, contribui para desenvolver o senso crítico.
5 – Projetos de leitura
Acreditamos no poder da leitura no processo de aprendizagem, mas também para a formação cultural dos indivíduos. Por isso, temos vários projetos associados com a leitura, inclusive com pequenas bibliotecas espalhadas por toda a escola.
É importante deixar claro que todas as estratégias de ensino precisam estar norteadas com o plano pedagógico da escola.
Para acompanhar mais sobre as atividades desenvolvidas no Colégio Unicus, acesse o nosso site e acompanhe a escola nas redes sociais.
Parabéns!