A tecnologia quando bem empregada, gera cidadãos mais críticos e capazes
Entenda a importância da tecnologia na escola e como ela pode contribuir na formação de cidadãos globais.
O uso da tecnologia na educação é uma estratégia que amplia os estímulos oferecidos aos estudantes, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento.
Por meio das ferramentas tecnológicas podem ser estimuladas competências e habilidades que ajudam os alunos a desenvolverem seus conhecimentos e senso crítico.
No mundo atual, as crianças e os adolescentes estão imersos em uma realidade repleta de recursos tecnológicos. Considerando isso, é fundamental que as escolas também integrem o uso da tecnologia na dinâmica escolar.
Como a tecnologia contribui no processo de ensino-aprendizagem?
A tecnologia se mostra cada vez mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Ela serve como aliada no desenvolvimento integral dos estudantes.
O uso de recursos e ferramentas tecnológicas com a intencionalidade educativa permite que os estudantes tenham vivências interativas capazes de facilitar a internacionalização do conhecimento.
Além disso, os estímulos contribuem para o desenvolvimento da autonomia, colocando o aluno de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem.
Quando a escola cria ambientes inovadores, como ocorre no Colégio Unicus, ela desperta a curiosidade dos alunos e propicia muitos aprendizados e descobertas.
Com auxílio da tecnologia, as aulas tornam-se mais dinâmicas, atraentes e estimulantes, com a possibilidade de exploração de recursos digitais, visuais e lúdicos.
Nas aulas de robótica, por exemplo, os alunos são desafiados a encontrarem soluções de problemas, o que colabora com o desenvolvimento da cognição, raciocínio lógico, criatividade e pensamento crítico.
Todas essas competências e qualidades são importantes tanto na vida escolar quanto na preparação para o futuro profissional.
Preparação para o futuro
É muito importante ter claro que o ensino aliado à tecnologia é indispensável na atualidade para a formação dos profissionais do futuro.
Somente com o bom uso da tecnologia poderemos fornecer conhecimentos, habilidades e competências que serão exigidas dos profissionais daqui há alguns anos.
Se agora o domínio da tecnologia já é tão importante no mercado de trabalho, imagine como será daqui há 5, 10 ou 20 anos!?
É por isso que podemos considerar fundamental a inserção da interação com os recursos tecnológicos no dia a dia escolar.
Tecnologia e Educação Global
A Educação Global acolhe as transformações e influências da globalização reformulando as práticas educativas para formar cidadãos com uma nova perspectiva, voltada ao protagonismo e a liderança.
Nesse sentido, a educação tecnológica colabora para a formação de competências que permitem aos futuros cidadãos lidar com as mais diversas possibilidades. Ela orienta os alunos para o conhecimento, a compreensão e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que os permitirão transformar a realidade da qual fazem parte.
Com o bom uso da tecnologia na educação, o aluno tem a oportunidade de desenvolver uma atitude crítica perante o mundo e a sociedade, utilizando as ferramentas disponíveis ao seu favor.
Além disso, quando trazemos a tecnologia para a sala de aula, contribuímos para o uso consciente e responsável dos recursos tecnológicos.
Aqui no Colégio Unicus, onde trabalhamos com o conceito de Educação Global, a tecnologia está presente de forma intensa na proposta pedagógica da escola. Um exemplo é a nossa parceria com a Apple, que faz parte da rotina de aprendizado dos nossos alunos.
A ferramenta da Apple foi incorporada às mais diversas disciplinas e atividades, até mesmo nas aulas de educação física. Por meio de iPads, os alunos conseguem interagir, registrar elementos com fotos, usar aplicações e realizar pesquisas de forma fácil e dinâmica.
Para conhecer um pouco mais sobre o uso da tecnologia em nossa escola, visite o site do Colégio Unicus.