Veja como o estudo do corpo humano é importante para a formação de hábitos saudáveis e aquisição de conhecimentos que são levados para a vida toda.
O funcionamento do corpo humano é um dos assuntos mais estimulantes para os alunos. Por menores que sejam as crianças, elas sempre estão se perguntando como o corpo funciona.
Perguntas como “Para que serve o sangue?”, “Por que sentimos fome?”, “De onde vem a sede?”, “Quanto tempo podemos ficar sem respirar?”, são muito comuns durante as aulas que fazem essa abordagem.
Com a ajuda do professor, as crianças conseguem construir explicações mais ajustadas a respeito do tema, mesmo que algumas delas sejam apenas explicações provisórias. Afinal, não tem como esperar que os pequenos entendam toda a complexidade do corpo humano e suas explicações científicas.
O foco das atividades sobre esse tema é ajudar os estudantes a perceberem o corpo como uma integração de sistemas e funções que interagem entre si para a sua manutenção.
Além disso, é muito importante que os professores saibam associar os conhecimentos sobre o corpo humano com a questão da saúde, equilíbrio, alimentação de qualidade, higiene pessoal e outros fatores.
A importância do ensino do corpo humano
O ensino do corpo humano é uma necessidade educacional da educação básica. Por meio desse ensino, é possível proporcionar o estudo da anatomia humana, cultivo de bons hábitos, prevenção de doenças e outros diversos benefícios.
Além de contribuir para melhorar a percepção sobre o próprio corpo e entender a importância do cuidado, esse ensino desde a infância pode inspirar as crianças no futuro a escolherem profissões como cientista, médico e outras ligadas à área da saúde.
Como ensinar sobre o corpo humano?
O ensino das ciências em geral, é uma maneira de levar os estudantes a repensarem o mundo e a relação que nós estabelecemos com ele. Estimular a curiosidade é, portanto, uma estratégia eficiente para que os estudantes questionem e busquem por respostas.
Vamos supor que seja colocada a pergunta “Porque para ficar forte é necessário ganhar peso?”. Para chegar a respostas, será preciso buscar informações sobre armazenamento de gordura, reserva de energia, o papel da alimentação, sistema digestivo, nutrientes e outros fatores.
É claro que, a criança não precisa entender a fundo como tudo isso funciona, mas é importante que consiga entender a lógica dos conceitos como a associação entre ganho de peso e o papel dos nutrientes do organismo.
Também não é recomendado trabalhar todo o corpo humano de uma vez só, mas setorizar para que o conhecimento seja assimilado de maneira mais fácil. Nesse sentido, também é importante simplificar a linguagem, tentar substituir termos científicos e apostar na ludicidade.
O uso de imagens e réplicas ajudam as crianças a ter uma noção mais aproximada da realidade. Mas, também é possível utilizar a criatividade com desenhos, modelagem de massinha e outros recursos didáticos.
Outra dica legal é fazer a comparação de características com outras espécies, seja em relação à estrutura óssea, ao revestimento do corpo, alimentação ou funções gerais do organismo.
Atividades realizadas no Colégio Unicus
No ritmo dos preparativos para a Feira de Ciências, os estudantes do sexto ano aprenderam sobre as partes do encéfalo, que é uma região pertencente ao sistema nervoso e está localizado dentro da caixa craniana.
Para tornar essa aula mais dinâmica, eles recortaram parte por parte um modelo didático de encéfalo e depois montaram.
Esse é um exemplo das atividades acerca do corpo humano realizadas aqui na escola, onde aliamos conhecimento com criatividade. Para acompanhar mais das nossas práticas pedagógicas, acompanhe-nos no Instagram.