Entenda como o esporte pode contribuir na formação educacional e veja dicas para estimular o interesse das crianças pela prática.
A prática esportiva é uma importante ferramenta educacional que contribui para o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens. Durante a prática, as crianças tem a oportunidade de aprender muito mais do que técnicas de cada modalidade.
A prática de esportes aumenta a capacidade cognitiva dos alunos, promove benefícios importantes para a saúde e estimula a socialização.
Além disso, atualmente, os esportes são uma ferramenta de extrema relevância no combate de problemas sociais, como as drogas e violência.
A seguir, nós falamos um pouco mais sobre a relação entre os esportes e a educação e o quanto a prática é benéfica para a infância e juventude.
Benefícios do esporte para a formação educacional
Os ganhos mais relevantes da prática esportiva, muitas vezes, estão associados ao respeito pelas regras do jogo, a disciplina, o convívio com a coletividade, resolução de conflitos, determinação e responsabilidade.
Por meio das regras de cada modalidade esportiva, é possível que as crianças aprendam sobre valores e princípios, além de desenvolver capacidades e competências que as ajudarão ao longo de toda a vida.
É uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, mas também sociais e de comunicação. Principalmente, pelo contato direto com o coletivo.
Ao integrar uma equipe, a criança aprende sobre a importância da cooperação, do respeito e empatia com o espaço do outro. E ainda, a valorizar das habilidades individuais de cada um.
Além disso, a competição saudável pode trazer imensos ganhos, como aprender a lidar com as próprias necessidades, expectativas e desejos.
Enquanto ferramenta de lazer, a prática esportiva gera entretenimento saudável, evitando o ócio, o uso exagerado do celular e outros problemas que são prejudiciais ao desenvolvimento. Além disso, contribui para a saúde física e mental, melhorando a imunidade, fortalecendo o organismo e evitando o estresse.
Como instrumento pedagógico, o esporte agrega grande valor para a educação, contribuindo no desenvolvimento da individualidade, formação para a cidadania e prática social.
Quando aliamos o esporte a educação, permitimos que as crianças possam se integrar a sociedade e se sentirem parte dela.
Em sala de aula, os alunos participam de práticas esportivas podem aproveitar ganhos na capacidade de leitura, escrita, organização, expressão e muito mais.
Como estimular a prática esportiva?
O interesse pela prática esportiva pode ser estimulado desde muito cedo. Antes mesmo do primeiro ano de vida, as crianças já podem ser envolvidas em jogos e brincadeiras que envolvam movimentos como rolar, rastejar, engatinhar e outros.
Além disso, é importante que as atividades físicas em geral façam parte da rotina da criança. Apresentar várias modalidades diferentes ao logo da infância é uma boa estratégia para encontrar algo que seja realmente estimulante.
**Estímulos aos esportes na escola**
A escola tem um papel importantíssimo no estímulo a prática esportiva. Para muitas crianças, é no ambiente escolar que elas terão seu primeiro contato com modalidades esportivas diversas.
É por isso que aqui no Colégio Unicus, o esporte é muito valorizado enquanto ferramenta educacional.
Um exemplo claro do estímulo à prática esportiva na escola é a inauguração do espaço da quadra de jogos, que durante o período de férias teve seu design totalmente repaginado para receber os estudantes.
Nesse ambiente, os alunos tem contato com diferentes modalidades esportivas. Dentre as opções de atrações, temos tabuleiro de xadrez gigante, mesa de air hockey game, futmesa, pebolim, placas de desafios de salto e pingue-pongue. Tudo isso além das práticas esportivas já previstas na grade curricular.
Para conhecer um pouco mais sobre nossas práticas pedagógicas, acesse agora mesmo o site da escola.