Entenda o que é o sociointeracionismo e veja como escolas que adotam essa teoria de aprendizagem podem beneficiar a formação de seus alunos.
Você já ouviu falar no sociointeracionismo? Sabe como ele influencia as práticas pedagógicas de uma escola?
O sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem que tem a interação como foco. De acordo com ela, a aprendizagem se dá em contextos sociais, históricos e culturais e a formação dos conceitos científicos acontece a partir de conceitos cotidianos.
Nessa concepção, valoriza-se o contexto em que o estudante está inserido, entendendo isso como parte fundamental na construção do conhecimento. Ou seja, o conhecimento que ele já traz da sua realidade serve como ponto de partida para todo o conhecimento potencial.
Dessa forma, o professor passa a ser um mediador que conduz o estudante para o aprendizado.
Quem desenvolveu esse modelo pedagógico foi o psicólogo Lev Semyonovich Vygotsky, no início do século XX, mas ele só começou a ser aplicado a partir da década de 70, quando se iniciou um movimento com novos pontos de vista sobre as escolas tradicionais, onde o aluno passou a ser visto como o ponto central do processo de aprendizagem.
O sociointeracionismo prioriza as atividades em grupo, o relacionamento interpessoal e a linguagem, partindo da ideia de que o desenvolvimento histórico ocorre do social para o individual.
Quais são os benefícios dessa proposta?
A proposta pedagógica interacionista valoriza a bagagem histórica e os valores do aluno e a partir disso, incentiva-os a manifestarem-se e participarem de forma ativa do seu meio social.
Ela pode ser trabalhada desde a educação infantil até o ensino médio, desde que os educadores estejam abertos para trabalhar dentro dessa abordagem.
Os alunos que têm a oportunidade de estudar numa escola com proposta interacionista podem usufruir de benefícios como:
- A instituição de ensino incentiva a interação social, que facilita a aquisição de conhecimento por parte dos alunos;
- Os contextos culturais, históricos e sociais individuais de cada aluno são respeitados e valorizados;
- A experiência de aprendizagem estimula a colaboração e a troca de pontos de vista, sempre com o intuito de construir um aprendizado mútuo;
- São propostas atividades que estejam de acordo com o nível de desenvolvimento real e potencial dos alunos, ou seja, respeita as capacidades individuais e os conhecimentos prévios de cada um;
- Todos os locais da escola são vistos como locais de aprendizagem e não apenas a sala de aula;
- O aluno realmente aprende e não apenas decora ou acumular dados e informações;
- Por considerar a realidade de cada um, o aprendizado torna-se realmente significativo;
- Brincadeiras e experiências também são vistas como fontes de conhecimento;
- São estimuladas as habilidades socioemocionais dos estudantes.
A proposta do interacionismo tem uma abordagem mais voltada para a realidade cotidiana dos estudantes, além de promover uma visão de mundo diferenciada, muito mais ampla e humana.
O papel da escola e do professor
Entendendo que na abordagem sociointeracionista, a aprendizagem é vista como um fenômeno que acontece na interação com o outro, os desafios da escola e dos professores é preparar aulas e atividades que consigam abranger a complexidade teórica com a prática.
Nesse sentido, o material didático da escola tem uma importante contribuição.
Aqui no Colégio Unicus, contamos com um amplo acervo de materiais que contam com livros modernos, alinhados às novas tendências do Ensino Fundamental, com atividades contextualizadas e que valorizam o coletivo.
Além disso, temos uma ampla estrutura didática para permitir a exploração de conhecimentos, incluindo laboratórios equipados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, espaços verdes, quadra, e muito mais.
Acesse o site e conheça mais sobre nossa metodologia de ensino.