Entenda como a Educação Ambiental pode contribuir para a formação das crianças e para a construção de um planeta mais sustentável.
Estamos acostumados a ouvir e a repetir que “as crianças são o futuro do planeta”. Mas, jogar a responsabilidade do que será o futuro nas mãos delas sem dar as devidas condições para que elas atuem, é fugir da nossa própria responsabilidade.
Todos nós somos habitantes da Terra e se o meio ambiente está cada vez mais prejudicado, essa é uma responsabilidade de todos e todas.
Para garantir que as atuais e as futuras gerações tenham uma boa qualidade de vida, o cuidado precisa começar imediatamente.
As crianças de agora serão os nossos próximos governantes, líderes e profissionais de todas as áreas. Crescer com consciência ambiental permitirá que elas sejam os cidadãos globais que farão a diferença no mundo.
Nesse sentido, a Educação Ambiental precisa ser uma realidade. Afinal, ela é de suma importância para compreender a realidade, desenvolver consciência ambiental e criar alternativas mais sustentáveis.
A importância da Educação Ambiental
A educação ambiental é uma área de ensino voltada a conscientização dos indivíduos a respeito dos problemas ambientais e as formas de combatê-los, a fim de promover a preservação dos recursos naturais e reduzir os impactos gerados ao meio ambiente.
Não é uma disciplina que fica presa às paredes da sala de aula, são ensinamentos que precisam ser repassados na escola, em casa, na comunidade e todos os outros espaços. Ou seja, todos nós precisamos educar para um novo futuro.
A Educação Ambiental não compreende apenas aspectos ecológicos, mas políticos, sociais, econômicos, éticos, entre outros. Isso porque, todas as ações que comprometem o meio ambiente, geram escassez de recursos naturais, poluição, conflitos e outros problemas que afetam a humanidade como um todo.
Quando começar a trabalhar a Educação Ambiental com as crianças?
Quanto mais cedo, melhor. A Educação Ambiental quando aplicada ainda na fase infantil, tem muito mais probabilidade de ser entendida e replicada.
Quando a criança aprende coisas novas, ela tem o hábito comum de repassar esse aprendizado aos pais e a todas as outras pessoas do seu convívio, disseminando aprendizados e melhorando a própria prática.
Além disso, a Educação Ambiental não é algo ensinado na teoria, são as ações práticas que mais envolvem as crianças e as sensibilizam.
Existem muitos temas que podem ser trabalhados desde cedo como o consumo consciente, a economia de água e de energia, o reaproveitamento de alimentos, a compostagem, dentre outros assuntos.
Práticas de educação ambiental podem ser facilmente inseridas no dia a dia da família e também no dia a dia escolar.
Aqui no Colégio Unicus, a Educação Ambiental faz parte do dia a dia da escola. Além do que é ensinado em sala de aula, o ambiente escolar oferece uma vivência prática do que é o cuidado com o meio ambiente.
Tudo é pensado para promover sustentabilidade e educar para o futuro. Nosso espaço conta com meios para reutilização da água, coleta seletiva participativa, produção de biogás, produção de energia limpa e renovável, cultivo da horta escolar, dentre outras práticas. Conheça um pouco mais das nossas ações de sustentabilidade, elas podem te inspirar a adotar bons hábitos em casa.
Evolução em todas as disciplinas
Um estudo na Universidade de Stanford, realizado em 2017, analisou como a educação Ambiental como disciplina escolar, pode beneficiar os estudantes desde o ensino infantil até a finalização do ensino médio. Para isso, foram consultados estudos científicos publicados entre os anos de 1994 e 2013 por diversas instituições.
A conclusão foi de que 83% dos estudantes melhoram significativamente seu comportamento ecológico, sendo que 98% ampliaram seus conhecimentos em outras disciplinas como matemática e ciências.
Portando, a Educação Ambiental é um processo importante para formar cidadãos globais com consciência e habilidades para construir uma sociedade melhor e ainda, contribui para o desenvolvimento integral das crianças na escola.
Quer saber mais sobre esse tema? Conheça o trabalho desenvolvido pelo Colégio Unicus.