Confira algumas dicas bem legais para ensinar educação ambiental de forma prática.
A educação para a preservação do meio ambiente deve acontecer tanto em casa quanto na escola. Quanto mais as crianças forem estimuladas a desenvolver hábitos sustentáveis, mais natural isso parecerá para elas.
Ademais, para quem pensa que é difícil ensinar sobre preservação ambiental, a grande verdade é que pode ser mais simples do que imagina.
Não é necessário que os pais tenham um amplo conhecimento sobre o assunto e tenham longas conversas com os filhos para que eles aprendam sobre o assunto.
O jeito mais prático de aprender a cuidar do planeta, é na prática, por meio da adoção de um estilo de vida mais sustentável, da criação de novos hábitos ou mesmo ao ter pequenas atitudes de cuidado com a natureza.
A seguir, abordamos 4 formas bem legais de começar a trabalhar a educação ambiental em casa desde cedo.
Promova a reciclagem
Um passo muito importante é começar a praticar a separação dos resíduos em casa. Tenha uma lixeira para cada tipo de resíduo e faça o descarte nos dias corretos.
Cada cidade tem um sistema de coleta de resíduos e um calendário dos dias em que cada tipo de resíduo é recolhido. Informe-se e torne isso um hábito da família.
Igualmente, busque aprender junto com a criança sobre os tipos de materiais, de que forma os separar, quais precisam ser lavados ou não, dentre outras informações.
Economize água
Economizar água ajuda a reduzir a conta no final do mês, mas ajuda, principalmente, a cuidar do planeta, já que esse é um recurso essencial para a vida e que está cada vez mais escasso.
Reduzir o tempo de banho, desligar a torneira ao escovar os dentes, reutilizar a água da máquina de lavar para limpeza das calçadas, utilizar a água do cozimento de vegetais para regar as plantas, dentre outras práticas simples, fazem muita diferença.
Faça uma hortinha em casa
A horta é um espaço de muita aprendizagem. Ela permite que se aprenda como cultivar uma planta, como cuidar do solo, de onde vem os alimentos, qual a importância de comer de forma saudável, dentre vários outros temas.
Ela pode ser feita num cantinho do quintal, em pequenos vasos, suspensa, etc. Para isso, vale soltar a criatividade e o importante é que os pequenos participem de todo o processo.
Ofereça conteúdos sobre ciência, natureza e sustentabilidade
As crianças são curiosas, adoram aprender coisas novas. Busque por livros, filmes, desenhos, quadrinhos e outros conteúdos que falem sobre o tema para que as horas dedicadas ao entretenimento também sejam uma oportunidade de aprender sobre a preservação do meio ambiente.
A escola também pode ajudar, e muito, nesse processo
Aqui na UNICUS, existe uma grande preocupação com relação ao desenvolvimento de hábitos mais sustentáveis. Assim, nossa escola tem um espaço físico e pedagógico todo pensado para estimular boas práticas.
Nós utilizamos energia solar, promovemos a reciclagem, produzimos nosso próprio biogás, temos uma horta onde os alunos podem participar do cultivo de alimentos.
Além do mais, realizamos práticas que estimulam a empatia e a igualdade social, estimulamos a leitura de livros e conteúdos e dialogamos constantemente sobre a importância de cuidar do planeta, para que os alunos possam vivenciar isso como parte de seus valores pessoais.
Entendemos que o papel da escola é formar cidadãos que se preocupam com os problemas que afetam a sociedade e que estejam aptos para promover mudanças positivas.
Ficou curioso sobre nossos métodos de ensino?
Visite o site da UNICUS e fique por dentro de tudo!