Reutilização de água, coleta seletiva, energia limpa e muito mais!
Você já sabe que o Colégio UNICUS segue os princípios da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, trabalhando na formação de cidadãos globais, não é mesmo? Você sabia que nossa escola também é sustentável?
Não basta falar de educação ambiental, é preciso mostrar como hábitos e práticas fazem a diferença. É por isso que aqui, temos trabalhado firme para que o ambiente escolar seja um grande exemplo de como é possível produzir sustentabilidade e avançar na mudança por um mundo melhor.
Nossos alunos e alunas têm a oportunidade de vivenciar essas práticas no dia a dia escolar, interagir com elas, aprender e se inspirar.
A seguir, falamos um pouquinho de algumas ações que são realidade na nossa escola.
Reutilização de água
A água é um recurso natural de extrema importância, sem ela não há condições de vida no planeta. Para preservar a água, é preciso evitar o desperdício e pensando nisso, passamos a captar as águas que saem dos aparelhos de ar-condicionado.
A cada hora de uso, é eliminado 1 litro de água por aparelho. 12 aparelhos ligados geram cerca de 250 litros de água por dia. Antes, isso era desperdiçado. Agora, com a captação, essas águas são destinadas para outros usos.
Essa prática gerou uma economia de 30% para a escola.
Coleta seletiva
Separar os resíduos da forma correta possibilita que eles sejam destinados adequadamente para a reciclagem ou aterros sanitários.
Para promover a coleta seletiva na escola, temos cestos adequados para cada tipo de resíduo instalados em diferentes pontos, de forma que todos os alunos possam fazer o descarte correto e participar desse processo.
Reutilização de resíduos e produção de Biogás
O HomeBiogás é um projeto que utiliza os resíduos dos alimentos para produzir gás de cozinha. Ele nos permite aproveitar cerca de 1 tonelada de alimentos por ano transformando em gás metano, que é utilizado para abastecer o fogão da cozinha na produção diária das refeições.
Além disso, o biodigestor gera 1280 litros de fertilizante, que pode ser utilizado na horta escolar.
Além de produzir mais sustentabilidade, reduzimos a quantidade de resíduos descartados, que poderiam causar contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
Energia limpa e renovável
A energia elétrica também depende de uma série de fatores relacionados ao meio ambiente, como desmatamento, alagamento de áreas, etc. Além disso, o seu fornecimento depende de condições adequadas e pode ser afetado em períodos de seca, por exemplo.
A energia solar é uma alternativa mais saudável para o planeta e por isso foi nossa escolha aqui na escola. Ela é considerada um recurso renovável e inesgotável.
Com a adesão do sistema de energia solar, reduzimos significativamente o consumo de energia e amenizamos os danos causados ao meio ambiente.
Cultivamos uma horta sustentável
Cultivamos canteiros, hortas e jardins repletos de vida e natureza ao nosso entorno. Tudo de forma orgânica e utilizando os fertilizantes produzidos pelo biodigestor da escola.
Com isso, podemos ofertar alimentação saudável e de alta qualidade produzida no próprio ambiente escolar.
Os alunos conseguem vivenciar o ato de plantar o seu próprio alimento, cuidar do solo, da saúde, dentre vários outros aprendizados possíveis no cultivo de plantas, frutas e verduras.
Educação para um futuro mais sustentável
Esse conjunto de práticas faz toda a diferença na forma que os alunos percebem o mundo e a si mesmos.
Além de conhecer alternativas sustentáveis e ver que é possível fazer diferente, eles são estimulados a se sentirem como agentes de mudança.