Entenda como a educação para a cidadania ajuda a formar indivíduos mais conscientes do seu poder de transformação.
Educar não é somente transmitir os conhecimentos que foram acumulados pela sociedade ao longo dos anos, também passa pela formação ética e moral. Nesse sentido, a cidadania é um tema que precisa estar inserido no dia a dia escolar.
A principal função da educação é preparar os indivíduos para a vida, torná-los conscientes, autônomos, críticos, aptos para o convívio social e para trabalhar em favor de uma sociedade melhor.
Para isso, é preciso ampliar a qualidade dos estudos, incorporando no cotidiano escolar valores como a colaboração, o diálogo, a participação e o respeito.
O que é Cidadania?
A Cidadania refere-se aos direitos e os deveres de todos os indivíduos que vivem em sociedade. Esses direitos e deveres constam na Constituição Federal (1988).
A cidadania garante a todos os cidadãos, o acesso aos bens materiais e culturais que são gerados pela coletividade, aquilo que podemos chamar de bens comuns.
O termo vem de civitas, cuja tradução literal é “cidade” e teve início lá na Grécia Antiga, quando eram chamados de cidadãos, as pessoas que habitavam as cidades.
Com o passar do tempo, a noção de cidadania foi deixando de ter o sentido restrito que tinha na época, passando a incorporar os valores coletivos.
Educação para a Cidadania
A educação está intimamente ligada à promoção da cidadania. Inclusive, ela está prevista nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo considerada fator determinante para a sociedade atual. Os alunos precisam se enxergar como parte da sociedade e entender o seu papel transformador.
A educação para a cidadania é aquela onde as crianças e os adolescentes são estimulados a cumprirem o seu papel social, mas também a se movimentarem para transformar positivamente a sociedade. É uma educação pautada em valores humanitários, no diálogo, na coletividade e na criticidade.
O processo educativo deve promover a compreensão da dimensão que as escolhas e hábitos tem na vida do próximo e no mundo, de modo geral. Para que, consequentemente, os indivíduos abracem suas responsabilidades e trabalhem pela construção de uma sociedade mais justa e de um mundo mais igualitário.
O que se espera da educação para a cidadania é a formação de adultos conscientes e com plena capacidade para conviver em sociedade e geri-la de um modo mais sustentável, gentil, justo e digno para todos.
Como a cidadania pode ser trabalhada na escola?
A abordagem deve ser tanto teórica quanto prática. Mas, com base em nossa experiência, sabemos que as atividades que realmente promovem transformações são as práticas, que envolvem os alunos e os colocam como protagonistas.
Algumas ideias do que pode ser trabalhado são:
- Incentivo a participação em projetos comunitários;
- Formação de rodas de conversa;
- Criação de ações solidárias;
- Projetos socioambientais;
- Conhecer exemplos da comunidade.
O Arraiá Solidário 2021 promovido pela UNICUS e Toque de Mãe é um exemplo de ação social realizada por meio da escola com grande impacto para a comunidade e para os alunos.
Nela, trabalhamos valores como a generosidade, a solidariedade, a coletividade e muitos outros. Os alunos puderam vivenciar uma experiência transformadora e entender como suas ações podem refletir na sociedade.
Aproveite e assista ao vídeo e se emocione junto conosco:
A Cidadania se conecta com os pilares adotados pela UNESCO, da qual a UNICUS faz parte. É por isso que nosso trabalho é sempre pautado na busca pela promoção da cidadania através da Educação.
Caso você ainda não conheça o nosso trabalho, somos uma escola filiada à Rede PEA-UNESCO que segue o Global Education. Nossos métodos de ensino incorporam valores e princípios humanistas universais, que abrangem um contexto planetário. Visite nosso site e saiba mais.