Confira dicas para estimular a descoberta e desenvolvimento de talentos e habilidades das crianças.
Muitas pessoas acreditam que talento é um dom natural, algo que já nasce com as pessoas. Mas, a grande verdade é que ele não é inato, mas algo que se adquire com a prática.
Nesse sentido, os estímulos recebidos desde cedo são fundamentais para que as crianças desenvolvam talentos. E claro que, a dedicação dos pais faz toda a diferença nesse processo.
O psicólogo Benjamin Bloom se dedicou a investigar os tipos de talentos. De acordo com ele “o que qualquer pessoa no mundo consegue aprender, praticamente todo mundo pode aprender, desde que disponha de condições adequadas para o aprendizado”.
Como condições adequadas podemos entender o ensino especializado, o início precoce da prática, prática deliberada, o convívio com pessoas especialistas e um objetivo definido.
Dessa forma, podemos entender que as crianças não conseguem fomentar esses fatores sozinhas, elas precisam da ajuda dos pais e parentes próximos no papel de estimulá-las.
Como estimular os talentos dos filhos?
As crianças se expressam de maneira espontânea por meio dos movimentos, brincadeiras e das experiências com que elas se conectam no dia a dia.
Para além do que é trabalhado na escola, elas devem aproveitar o seu tempo livre para desenvolver e descobrir seus hobbies e paixões. Várias das atividades que são trabalhadas na infância podem fazer parte do caminho que elas seguirão no futuro.
Durante a infância, o mais importante é que as crianças tenham **tempo para brincar**, de forma a perder o medo de experimentar novas vivências.
Pais e educadores devem incentivar a descoberta de novas habilidades e competências. E quando um novo interesse é descoberto, começa uma a jornada da prática.
Portanto, para estimular a descoberta de talentos, é importante:
– Dar espaço para que a criança brinque de forma livre e espontânea;
– Criar ambiente com brinquedos e cenários que estimulem a imaginação;
– Oferecer brinquedos simples que desafiem a imaginação;
– Inserir a criança nas atividades domésticas, mostrando a importância da colaboração;
– Estimular as expressões artísticas mais diversas como desenho, pintura, música e outras;
– Incentivar a leitura, a escrita e a contação de histórias;
– Reduzir o uso de tablet, celular e televisão, a fim de que o tempo da criança seja melhor aproveitado;
– Se o pai ou mãe possui habilidades artísticas e talentos, compartilhar isso com a criança. Se sabe tocar instrumentos, tocar com frequência em casa. O mesmo ocorre para outras especialidades.
Lembre-se que uma das formas mais eficientes de estimular as crianças é com o exemplo.
Como a escola pode ajudar?
As atividades desenvolvidas na escola também são muito importantes na descoberta de habilidades e paixões, e ainda, no desenvolvimento de talentos.
Imagine como seria misturar música, ciência e ao mesmo tempo, estimular o talento dos estudantes? Foi isso o que aconteceu durante a tarde musical realizada no Colégio Unicus.
A atividade foi promovida pela turma do terceiro ano, que está aprendendo a propagação de ondas sonoras, e como experiência prática, nossos pequenos artistas puderam tocar instrumentos musicais variados. Juntos eles fizeram uma linda apresentação aos demais. Veja como foi em nosso Instagram.
Outra atividade que exemplifica muito bem o estímulo aos talentos, foi realizada pelos estudantes do 3º ano do Unicus. A partir do projeto em que eles tiveram a missão de criar o seu próprio livro sobre animais, realizaram a leitura para os demais colegas.
Os livros foram escritos e ilustrados pelos estudantes, onde eles puderam trabalhar as habilidades da escrita e também a criatividade nos desenhos.
Esses são exemplo simples de atividades que podem ser conciliadas com as disciplinas escolares e que incentivam habilidades e talentos das crianças.
Visite nosso site e conheça mais sobre as práticas pedagógicas realizadas aqui na escola.