Integrando dimensões e contextos globais no currículo escolar: Como o ensino pode contribuir para uma formação global
Você sabe o que é educação global e como ela contribui para formação cidadã? Leia e entenda.
A Educação Global é uma abordagem pedagógica que trabalha múltiplas perspectivas. Suas competências se baseiam na educação para o desenvolvimento, direitos humanos, sustentabilidade, paz e prevenção de conflitos.
Ou seja, trata-se de uma educação multicultural pensada para o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania.
Com a intensificação contínua da globalização nos últimos tempos, principalmente devido ao advento da internet e das mídias, a educação global vem se tornando cada vez mais necessária.
Um cidadão do século 21 precisa ser alguém preparado para um mundo onde as oportunidades de sucesso requerem habilidades como criatividade, desejo pela inovação, capacidade de trabalhar em equipe e inteligência emocional.
Nesse sentido, para o desenvolvimento de uma cultura global a escola precisa estabelecer uma proposta de intervenção participativa e contextualizada, que integre as dimensões e contextos da educação local à global e suas inter-relações com todas as áreas de conhecimento.
A Conferência de Genebra (2001) trouxe uma nova visão das Diretrizes educacionais: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver em comunidade (conviver).
Essa visão da educação deve se constituir de bases de apoio para a formação de cidadãos com capacidade para aliar a teoria prática do fazer, por meio de conhecimentos, habilidades e de atitudes comportamentais.
O que significa ser um “cidadão global”?
O cidadão global é aquele que se identifica como parte de uma comunidade mundial. Dessa forma, suas ações são voltadas para a construção dos valores e práticas dessa comunidade.
De acordo com a ONG OXFAM, “o cidadão global é aquele que conhece e compreende o mundo em geral e o seu lugar nele”. São indivíduos que desempenham papel ativo nas suas comunidades, que trabalham em cooperação com outras pessoas para tornar o planeja mais justo, igualitário e sustentável.
Nesse sentido, ser um cidadão global é enxergar além da sua realidade próxima. Essa consciência e conexão com o mundo fortalece a empatia e promove uma geração capaz de produzir ideias inovadoras, capazes de mudar o mundo.
De acordo com o relatório Global Competence for an Inclusive World (OCDE 2018), a competência global é definida como “a capacidade para analisar as questões locais, globais e interculturais, de compreender e apreciar as perspectivas e visões de mundo dos outros, participar em interações abertas, apropriadas e eficazes com pessoas de outras culturas, e de atuar pelo bem-estar coletivo e desenvolvimento sustentável”.
É por isso que aqui no Colégio Unicus, onde trabalhamos com a proposta de Educação Global, costumamos dizer que formamos os líderes do futuro.
Quais competências a Educação Global ajuda a desenvolver?
– Capacidade para analisar problemas e situações relevantes em sua comunidade ou no planeta, sejam eles culturais, econômicos, sociais ou ambientais;
– Habilidade para compreender as diferentes visões e perspectivas do mundo com respeito e empatia;
– Capacidade para estabelecer interações positivas e construir diálogos e relacionamentos saudáveis com pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, sociais, religiosas, ou de diferentes sexos;
– Iniciativa para empreender ações construtivas para o desenvolvimento sustentável e o bem comum.
Como a escola contribui nessa formação?
A escola promove a Educação Global quando se abre para as novas perspectivas de mundo e prepara o aluno para se tornar um cidadão com habilidades e competências diversas.
Nesse sentido, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem inclua o domínio de novas tecnologias, aprendizado de língua estrangeira, o contato com boas práticas de sustentabilidade, desenvolvimento socioemocional, práticas que aproximem o aluno da comunidade e outras.
O Colégio Unicus é uma referência em termos de Educação Global. Em nosso site você pode conhecer nosso sistema de ensino, metodologias aplicadas e práticas que elevam o ensino tradicional para a formação de cidadãos capazes de fazer a diferença no mundo. Não deixe de conferir.
- Published in Conteúdos
Ensino híbrido no Colégio Unicus: como a combinação de material digital e impressos possibilita o melhor desenvolvimento dos alunos
Conheça a experiência do Colégio Unicus na promoção de um ensino mais dinâmico, moderno e interativo.
Uma das grandes preocupações do campo educacional na atualidade é encontrar estratégias para alinhar o ensino às novidades tecnológicas.
Com o avanço do digital, é fundamental o desenvolvimento de novos métodos que se adequam aos anseios dos alunos.
O que ocorre hoje é que professores interagem com crianças e jovens que já nasceram na “Era Digital” e já chegam a escola acostumados a utilizar recursos de tecnologia.
Dessa forma, processos e metodologias utilizados há 10 anos atrás já não fazem nenhum sentido. Principalmente, porque não conseguem engajar esses alunos.
Por que conciliar materiais impressos e digitais?
O primeiro e principal motivo é que a inserção dos recursos tecnológicos contribuem para aumentar o engajamento e, consequentemente, as chances de sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
Quando a escola adota essa proposta, mostra que está alinhada com a realidade dos alunos.
Além disso, as opções de conteúdo didático digital ajudam a potencializar a didática dos professores. De forma que eles consigam melhorar a dinâmica das aulas e chamar a atenção dos alunos para os assuntos trabalhados.
Se existe maior concentração nos conteúdos, então a aprendizagem acontece de maneira mais eficiente.
Outra grande vantagem do material didático digital é a interatividade. Com ajuda dos dispositivos eletrônicos, os alunos conseguem encontrar informações, textos, exercícios e outros objetos de aprendizagem de maneira muito rápida.
Vale lembrar ainda, que para os professores é possível uma maior personalização dos conteúdos, o que permite atender de forma mais completa as necessidades individuais de cada aluno.
Material didático impresso e digital no Colégio Unicus
No Colégio Unicus, propomos um ensino que alia educação com tecnologia e interatividade. Em uma proposta global, integramos os conhecimentos das diferentes áreas para que o aluno adquira uma visão ampla do mundo.
Uma das estratégias que contribuem para que isso seja possível é a complementação entre o material físico e o digital.
– Livros modernos, alinhados às novas tendências do Ensino Fundamental;
– Articulação entre conteúdos impressos e digitais, auxiliando os alunos a trabalharem com novas linguagens e mídias;
– Atividades contextualizadas, com foco no desenvolvimento da competência “leitora escritora” em todas as áreas do conhecimento e na formação de valores;
– Os livros e os materiais digitais seguem a mesma estrutura didática, partindo da exploração dos conhecimentos prévios dos alunos até a sistematização e utilização dos novos conhecimentos adquiridos;
Para levar o que há de mais moderno em termos de tecnologia para a sala de aula, contamos com a importante parceria da Apple, que fornece iPads para todos os alunos.
Por meio desses dispositivos, os alunos podem pesquisar conteúdos, aprender, responder às avaliações, dentre outras atividades propostas pelos professores.
Professores preparados para usar a tecnologia em sala de aula
Para que tudo isso seja possível, precisamos falar sobre a importância da preparação dos professores.
Para fazer um uso positivo dos recursos tecnológicos e aproveitar integralmente suas funcionalidades para a educação é fundamental que a equipe tenha domínio das ferramentas e saiba utilizá-las de maneira estratégica junto ao plano de ensino.
Pensando nisso, nossa equipe está sempre se renovando por meio de formações e treinamentos que contribuam para aprimorar cada vez mais suas habilidades.
Parcerias de ensino
Como já citamos acima, para levar a tecnologia até a sala de aula e tornar nosso ensino mais moderno e dinâmico, temos algumas parcerias que fazem toda a diferença. São elas:
– Tecnologia Apple: O UNICUS conta com toda a conectividade e interação dos dispositivos Apple nas salas de aula. A tecnologia está presente em todas as etapas de ensino, tornando o processo de aprendizagem muito mais dinâmico;
– Aplicativos Google For Education: Toda a tecnologia dos softwares Google é aplicada ao ensino UNICUS, proporcionando um ambiente seguro de colaboração entre os alunos por meio de apps e ferramentas;
– Missões Internacionais: A Metodologia de Ensino UNICUS é certificada por padrões internacionais de ensino. Por meio de pesquisa e vivências de ensino em escolas no Japão, França, Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA, extraímos diversas características e aplicamos a realidade do estudante aqui na instituição.
Acesse o nosso site e conheça mais sobre o Colégio Unicus.
- Published in Acontece no UNICUS, Conteúdos
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais através do ensino Unicus
Entenda a importância das habilidades socioemocionais para a vida em sociedade e conheça boas práticas desenvolvidas no Colégio Unicus.
Todos nós somos seres sociais. O entendimento e desenvolvimento das habilidades socioemocionais são essenciais para a vida em sociedade.
Quando falamos em habilidades socioemocionais, estamos falando do autoconhecimento, empatia, espírito de colaboração e outras habilidades que são exigidas nas nossas interações cotidianas.
Uma formação escolar completa é aquela que ao mesmo tempo em que aplica os conhecimentos tradicionais da grade curricular, pensa estratégias para estimular o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
É isso o que acontece aqui no Colégio Unicus, realizamos um ensino global que não pensa apenas na preparação para a vida profissional, mas em como cada indivíduo se relaciona consigo mesmo e com os outros.
Afinal, o que são e para que servem as habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais estão relacionadas com a capacidade de um indivíduo de conviver bem consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.
Uma pessoa com boas habilidades socioemocionais consegue ter um melhor controle sobre o que pensa, faz e sente. Além de conseguir lidar melhor com as outras pessoas, construindo relações sociais e afetivas mais saudáveis.
Dessa forma, podemos entender que o desenvolvimento socioemocional é muito importante para a vida em sociedade, pois determinam como será o convívio social entre indivíduos. Devido a isso, sua implementação na formação educacional está homologada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como objetivo obrigatório do currículo escolar no Brasil.
Entre as principais habilidades socioemocionais temos: autoconhecimento, autogestão, criatividade, empatia, espírito colaborativo, responsabilidade e resiliência.
Como desenvolver habilidades emocionais desde cedo?
Existem várias formas de fazer isso. O primeiro passo é a garantia de uma estrutura socioafetiva em casa. Afinal, a formação individual é altamente influenciada pelo meio.
Além disso, é importante que as crianças sejam estimuladas ao diálogo para que falem sobre seus sentimentos, comportamentos e emoções e pratiquem a escuta ativa.
É preciso que seja desenvolvida uma consciência sobre como as ações pessoais provocam impactos nos outros, entendimento sobre o que são boas e más condutas, incentivo à responsabilidade e a cooperação.
A escola também tem um papel muito importante nesse desenvolvimento e precisa pensar um conteúdo curricular que estimule tais competências. A seguir, nós falamos um pouco sobre a experiência do Colégio Unicus.
Como incentivamos as habilidades socioemocionais dos alunos?
– Atividades cooperativas: Nosso projeto pedagógico conta com atividades que estimulam a cooperação entre os alunos. As atividades são pensadas para que as crianças e adolescentes desenvolvam a autonomia e ajudem seus colegas aprendendo de forma conjunta;
– Cultura maker: A cultura maker é um movimento que surgiu nos EUA e que estimula as crianças a colocarrem a mão na massa, encontrando soluções para os desafios que são propostos para elas. Introduzimos isso na escola por meio de experiências makers onde os alunos podem compartilhar ideias criativas, discutir soluções para os problemas coletivamente e desenvolver a resiliência lidando com erros e acertos;
– Apresentações orais: As habilidades de comunicação são a base dos relacionamentos interpessoais e as atividades orais na escola são significativas para melhorar essa competência. Realizamos periodicamente seminários onde os alunos podem falar sobre temas variados, além de promover debates e atividades em grupo;
– Uso da tecnologia: A construção do pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas são desenvolvidas por meio das aulas de robótica, programação e interação com recursos tecnológicos na escola. Além de compreender a lógica que existe por trás do mundo digital, essas atividades colocam as crianças para pensar e avaliar caminhos, discutir ideias e propor soluções.
Para conhecer mais sobre nossas práticas de ensino, acesse o site da escola.
- Published in Conteúdos