Bilingual Camping – Uma imersão na Língua Inglesa sem sair do Brasil
Conheça a proposta do Bilingual Camping e como essa atividade ajuda os alunos na aprendizagem do inglês.
O Bilingual Camping é uma atividade promovida pelo Colégio Unicus que visa promover uma experiência “American Camp” sem sair do Brasil. Trata-se de uma imersão de inglês que combina aprendizado, diversão e integração.
No acampamento, os alunos tem a oportunidade de conviver com outros estudantes e a comunicação é feita, exclusivamente, em inglês. Isso contribui para aprimorar os conhecimentos e melhorar a fluência. Esse é o grande diferencial dessa atividade.
Como funciona um acampamento de inglês?
O English Camp é uma atividade bastante tradicional, ou seja, não é uma exclusividade do Colégio Unicus. Muitas instituições de ensino utilizam dessa prática para envolver os alunos e aumentar seus conhecimentos na língua inglesa.
O nível de conhecimento de inglês exigido vai variar conforme o público participante. Em alguns casos, misturar alunos com diferentes níveis de fluência é interessante para potencializar ainda mais a prática da comunicação em inglês.
São definidos o local, horários e tempo de acampamento e os alunos se organizam como num acampamento normal, com suas barracas, equipamentos e acessórios.
Porém, no English Camp é proibido falar em português. Os alunos devem se comunicar em inglês, sendo que aqueles que apresentarem dificuldades para isso, recebem a ajuda dos demais. Com isso, aumenta-se o nível de interação e de conhecimento.
A vivência do inglês em atividades que envolvem recreação, ludicidade, esporte, cultura e aventura, faz com que o estudante se relacione com os desafios de uma maneira mais positiva, favorecendo sua capacidade de utilizar o que já foi aprendido em sala de aula e adquirindo maior confiança para usar o idioma em experiências futuras.
Vantagens e benefícios
O English Camp oferece uma experiência semelhante à de uma viagem internacional. Ou seja, o aluno tem a oportunidade de vivenciar uma imersão na língua inglesa, sem necessidade de altos investimentos.
Mas, o grande benefício é justamente o de aproximar os estudantes da fluência por meio da prática. No evento, eles podem utilizar todo o aprendizado adquirido na escola para se comunicar, se divertir e aprender ainda mais.
Não podemos deixar de mencionar que a atividade do acampamento em si é muito positiva para estimular a sociabilidade, melhorando as habilidades de comunicação interpessoal.
Além disso, envolvemos atividades de estimulação mental, esportes e aventuras que contribuem para promover a saúde, o bem-estar e engajar os participantes.
O acampamento é muito positivo para o desenvolvimento da criatividade, da autoconfiança, autonomia, empatia, resiliência e outras habilidades e competências.
Bilingual Camping do Colégio Unicus
Por aqui, a programação de cada Bilingual Camp é preparada de acordo com o nível de fluência das turmas participantes para garantir um maior aproveitamento da atividade.
Na edição realizada com as turmas dos 1º anos B e C (veja no Instagram da escola), as crianças conheceram os animais, plantaram sementes, participaram de gincanas, degustaram frutas e se refrescaram em um delicioso banho de piscina. Tudo isso feito em inglês.
A mesma proposta também foi realizada com os alunos do 2º ano, com atividades adaptadas para a fase escolar. Confira mais em nosso Instagram.
O Camping tem o objetivo de promover uma vivência imersiva do inglês fora de sala de aula, para que os alunos aos poucos insiram a segunda língua em seu cotidiano de maneira natural e fluída.
Já tivemos excelentes experiências com essa atividade, comprovando seus resultados na melhoria do ensino bilíngue.
Para conhecer mais sobre a proposta pedagógica da nossa escola, acesse o site.
- Published in Conteúdos
A importância da Olimpíada de Matemática e do Conhecimento
Entenda como a Olimpíada de Matemática e do Conhecimento pode contribuir para melhorar o desempenho integral dos alunos.
A Olimpíada de Matemática e do Conhecimento, assim como olimpíadas de outras áreas de conhecimento, é uma atividade extracurricular que contribui para o desenvolvimento global dos estudantes.
Ao serem estimulados a participarem desses eventos, os alunos têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades acadêmicas, além de aprofundarem os estudos na disciplina.
Os alunos participantes podem transcender o ensino tradicional da sala de aula para vivenciar a matemática de uma maneira mais ampla, aplicada à problemas reais. Além disso, eles precisam mostrar comprometimento e se imaginar como atletas, afinal trata-se de uma competição.
Com isso, muitos benefícios são colhidos, como melhor desempenho escolar, maior comprometimento, desenvolvimento cognitivo e melhor aproveitamento não só nas aulas de matemática, mas de todas as outras matérias.
Qual á a importância das Olimpíadas do Conhecimento?
Como já citamos, são atividades extracurriculares relacionadas às disciplinas do Ensino Básico. Envolvem uma série de conteúdos e conhecimentos, podendo inclusive, envolver a realização de experimentos e discussões de temas da atualidade.
Por ser tratar de uma competição, os estudantes tem a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades acadêmicas e pessoais. Principalmente, porque essas provas costumam promover a integração de alunos de diferentes instituições de ensino.
Ou seja, a participação vai muito além da busca por medalhas, diplomas e prêmios. As olimpíadas podem promover transformações na vida dos participantes.
Existem, inclusive, muitos casos de estudantes que ganharam bolsas de iniciação científica ou bolsas em colégios renomados por meio da participação nessas competições.
Alguns motivos para participar das Olimpíadas de Matemática e do Conhecimento
– As provas podem contribuir com ensinamentos valiosos e representam uma excelente oportunidade para aprofundar os estudos em matemática;
– Por se tratar de uma competição, os alunos podem encarar a atividade como um desafio, o que o torna ainda mais estimulante;
– As Olimpíadas são uma boa oportunidade para fazer novas amizades, ampliar a rede de contatos e melhorar as habilidades sociocomunicativas;
– O aluno é apresentado a uma ampla variedade de conhecimentos dentro da matemática e com isso pode aprender coisas novas e expandir seu aprendizado;
– A participação contribui não apenas para melhorar o desempenho na disciplina, mas O desempenho global, ou seja, atingindo melhoras em todas as disciplinas escolares;
– Algumas provas podem contar com oportunidades para vagas em universidades;
– As provas podem servir de treino para a realização de vestibulares.
Participação na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento
O Colégio Unicus está sempre de olho nas oportunidades que podem contribuir para a expansão dos conhecimentos dos seus alunos.
Considerando isso, estimulamos nossos estudantes a participarem das Olimpíadas de Matemática e do Conhecimento e estamos observando que eles vêm tendo um desempenho significativo em todas as áreas.
Os estudantes do 6º e 7º ano do Colégio Unicus participaram recentemente da OIMC (Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento), em que tiveram seus conhecimentos testados através de questões de Matemática correlacionadas a outras de Conhecimentos Gerais.
A turma foi dividida em times e a prova foi online, com a supervisão do professor de matemática. Veja mais no Instagram da escola.
A escola deu todo o suporte para que eles pudessem realizar a prova de maneira tranquila e focada. Pois, reconhecemos que a participação dos estudantes é fundamental para ampliação do conhecimento, desenvolvimento do raciocínio lógico e, principalmente, pelo acréscimo de experiências que vão somar em toda sua vida escolar e futuramente, na sua profissão.
Para conhecer mais sobre nossas práticas pedagógicas, acesse o site da escola e acompanhe nosso perfil no Instagram.
- Published in Conteúdos
Estratégias para ensino da língua portuguesa utilizadas pelo Colégio UNICUS
Conheça algumas das estratégias de ensino utilizadas pelo Colégio Unicus para o ensino de língua portuguesa.
A língua portuguesa é um verdadeiro legado de uma grande diversidade de linguagens. Devido a isso, podemos dizer que ela é rica e complexa e por conta disso, o ensino deve ser pensado de forma dinâmica para conseguir promover o aprendizado e engajar os alunos.
Em geral, as disciplinas de português e matemática são as que as crianças e adolescentes mais sentem dificuldades e por isso, costumam não gostar tanto.
Porém, com boas estratégias é possível envolver os alunos e fazer com que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficiente.
Para que os alunos consigam absorver os conhecimentos e adquirir o domínio da língua falada e escrita, entendamos que é necessário utilizar dinâmicas e atividades variadas.
Na rotina escolar do Colégio Unicus, trabalhamos com projetos de incentivo à leitura, produção textual de diversos gêneros, como romance, cartas, jornalístico e outros. Além do ensino gramatical que dá ao aluno o pleno entendimento da língua portuguesa.
A seguir, nós falamos de algumas estratégias de ensino da Língua Portuguesa utilizadas pelo UNICUS que contribuem para resultados cada vez melhores.
1 – Aulas Dinâmicas
Quanto mais repetitivas e maçantes forem as aulas, mais os alunos se sentirão desestimulados. O grande segredo para despertar o interesse e engajar os estudantes é promover aulas dinâmicas.
A exemplo, podemos citar o uso de outros ambientes da escola que não a sala de aula para estudar, utilização de atividades práticas e brincadeiras e a criação de projetos de incentivo a escrita e a leitura na escola e em casa.
2 – Metodologia Ativa
O interessante é que os alunos não sejam apenas receptores dos ensinamentos que estão sendo passados, mas que se sintam como produtores de conteúdo e protagonistas no processo de aquisição de conhecimento.
O uso de uma metodologia ativa, que coloca o aluno do centro do processo de aprendizagem é uma experiência que faz muita diferença por aqui.
3 – Uso da tecnologia
A experiência de aliar ensino com tecnologia é muito presente em nossa escola. As novas gerações, que chamamos de nativos digitais, possuem uma grande facilidade para lidar com os recursos tecnológicos e o emprego da tecnologia na escola é muito positivo para despertar o interesse desses alunos.
Nós trabalhamos com várias tecnologias, uma delas é o uso de iPads para a realização de pesquisas escolares. Com eles, os alunos podem navegar enquanto buscam conhecimento e desenvolvem os exercícios de uma maneira mais dinâmica.
4 – Uso das artes e da criatividade
Música, dança, teatro, cinema e outras expressões artísticas são ferramentas importantes no ensino da língua portuguesa, tanto com relação a fala quanto a escrita.
As dramatizações, por exemplo, ajudam o aluno a praticar a leitura, a interpretação de texto, analisar contextos e se comunicar de forma mais eficiente.
Além disso, as artes ajudam a trabalhar o texto não-verbal, que além de explorar a capacidade de expressão e argumentação dos alunos, contribui para desenvolver o senso crítico.
5 – Projetos de leitura
Acreditamos no poder da leitura no processo de aprendizagem, mas também para a formação cultural dos indivíduos. Por isso, temos vários projetos associados com a leitura, inclusive com pequenas bibliotecas espalhadas por toda a escola.
É importante deixar claro que todas as estratégias de ensino precisam estar norteadas com o plano pedagógico da escola.
Para acompanhar mais sobre as atividades desenvolvidas no Colégio Unicus, acesse o nosso site e acompanhe a escola nas redes sociais.
- Published in Aprendizagem Criativa, Conteúdos
Oratória: Um aprendizado para toda a vida
Entenda como a habilidade da oratória pode ajudar as crianças a terem melhor desempenho na escola e na carreira profissional.
A oratória está entre as habilidades que, se desenvolvidas na infância, se estendem para toda a vida.
A comunicação tem um papel muito importante na socialização e contribui de maneira significativa no período de escolarização.
Uma pessoa que tem dificuldades para se expressar e defender seus argumentos enfrentará problemas não só na sala de aula e no convívio social, mas também na sua carreira profissional.
Cabe a escola e aos pais fornecer as ferramentas necessárias para que as crianças possam desenvolver essa habilidade. Seja por meio de aulas de oratória, atividades pedagógicas, aulas de teatro e até mesmo acompanhamento fonoaudiológico, caso seja necessário.
Por que é importante desenvolver a oratória na infância?
O cérebro das crianças tem capacidade para aprender mais rápido do que o dos adultos. Dessa forma, tudo o que for aprendido nessa fase da vida, tem maiores chances de impactar até a vida adulta.
A oratória traz benefícios para a infância e também garante maiores chances de ter sucesso na carreira profissional. Ou seja, é um aprendizado que pode ajudar no preparo para diferentes situações ao longo de toda a vida.
Para as crianças que sofrem com a timidez, as técnicas para falar em público ajudarão a solucionar o problema. Essa competência trabalha o autoconhecimento e contribui para melhorar as relações sociais.
Na sala de aula, aquelas crianças que têm dificuldade em pedir ajuda, esclarecer suas dúvidas ou apresentar trabalhos, podem acabar tendo um desempenho abaixo do seu potencial. Ao adquirir as técnicas de oratória, podem vencer suas inseguranças e se desenvolver de forma correta.
Além disso, ao aprender a falar em público, as crianças adquirem capacidades que fazem a diferença em todos os setores da vida, como comunicação assertiva, autoconfiança, escuta ativa, empatia e liderança.
Quando começar o ensino da oratória?
Quanto mais cedo a criança desenvolver suas habilidades de comunicação, melhor. Segundo os especialistas esse é um fator que merece atenção maior a partir dos 8 anos de idade. Nessa fase, a criança já assimila melhor tudo o que ela aprende.
A oratória pode ser incentivada por meio de cursos específicos sobre o tema, mas há outras formas de estimular tanto em casa quanto na escola.
A leitura em voz alta, por exemplo, é uma atividade simples que colabora de maneira significativa para melhorar a comunicação dos pequenos. Ela pode ser praticada em casa e também na escola.
É possível desenvolver a oratória até mesmo brincando por meio de atividades lúdicas como a mímica, contação de piadas e histórias. Tudo isso colabora para que a criança se sinta mais à vontade se expressando.
Trabalhando a oratória na escola
A realização de seminários é uma atividade constante na vida de um estudante, que representa uma excelente oportunidade para o aluno se expressar, desenvolver a habilidade da oratória e aprofundar-se em um tema específico.
Nessa atividade que compartilhamos no Instagram da escola, as turmas do 4º ano apresentaram para seus colegas o seu cientista do coração. Muitos escolheram matemáticos, físicos, químicos e biólogos, com a missão de apresentar aos colegas os seus maiores feitos dentro do campo científico.
Outro exemplo de estímulo a oratória na sala de aula, é o Seminário Esportivo desenvolvido na disciplina de Educação Física.
Cada estudante teve a missão de apresentar aos colegas esportes não populares, praticados por eles, como beach tennis, hipismo, esgrima, ginástica olímpica, ginástica rítmica e skateboarding.
O objetivo da atividade era o de compartilhar o conhecimento de novas modalidades entre os colegas e desenvolver a oratória.
Para acompanhar as atividades realizadas no Colégio Unicus, siga as nossas redes sociais. Você também pode visitar o site da escola para conhecer mais sobre nossas práticas pedagógicas e como desenvolvemos um ensino de alto nível.
- Published in Conteúdos
A importante relação entre os esportes e a educação
Entenda como o esporte pode contribuir na formação educacional e veja dicas para estimular o interesse das crianças pela prática.
A prática esportiva é uma importante ferramenta educacional que contribui para o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens. Durante a prática, as crianças tem a oportunidade de aprender muito mais do que técnicas de cada modalidade.
A prática de esportes aumenta a capacidade cognitiva dos alunos, promove benefícios importantes para a saúde e estimula a socialização.
Além disso, atualmente, os esportes são uma ferramenta de extrema relevância no combate de problemas sociais, como as drogas e violência.
A seguir, nós falamos um pouco mais sobre a relação entre os esportes e a educação e o quanto a prática é benéfica para a infância e juventude.
Benefícios do esporte para a formação educacional
Os ganhos mais relevantes da prática esportiva, muitas vezes, estão associados ao respeito pelas regras do jogo, a disciplina, o convívio com a coletividade, resolução de conflitos, determinação e responsabilidade.
Por meio das regras de cada modalidade esportiva, é possível que as crianças aprendam sobre valores e princípios, além de desenvolver capacidades e competências que as ajudarão ao longo de toda a vida.
É uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, mas também sociais e de comunicação. Principalmente, pelo contato direto com o coletivo.
Ao integrar uma equipe, a criança aprende sobre a importância da cooperação, do respeito e empatia com o espaço do outro. E ainda, a valorizar das habilidades individuais de cada um.
Além disso, a competição saudável pode trazer imensos ganhos, como aprender a lidar com as próprias necessidades, expectativas e desejos.
Enquanto ferramenta de lazer, a prática esportiva gera entretenimento saudável, evitando o ócio, o uso exagerado do celular e outros problemas que são prejudiciais ao desenvolvimento. Além disso, contribui para a saúde física e mental, melhorando a imunidade, fortalecendo o organismo e evitando o estresse.
Como instrumento pedagógico, o esporte agrega grande valor para a educação, contribuindo no desenvolvimento da individualidade, formação para a cidadania e prática social.
Quando aliamos o esporte a educação, permitimos que as crianças possam se integrar a sociedade e se sentirem parte dela.
Em sala de aula, os alunos participam de práticas esportivas podem aproveitar ganhos na capacidade de leitura, escrita, organização, expressão e muito mais.
Como estimular a prática esportiva?
O interesse pela prática esportiva pode ser estimulado desde muito cedo. Antes mesmo do primeiro ano de vida, as crianças já podem ser envolvidas em jogos e brincadeiras que envolvam movimentos como rolar, rastejar, engatinhar e outros.
Além disso, é importante que as atividades físicas em geral façam parte da rotina da criança. Apresentar várias modalidades diferentes ao logo da infância é uma boa estratégia para encontrar algo que seja realmente estimulante.
**Estímulos aos esportes na escola**
A escola tem um papel importantíssimo no estímulo a prática esportiva. Para muitas crianças, é no ambiente escolar que elas terão seu primeiro contato com modalidades esportivas diversas.
É por isso que aqui no Colégio Unicus, o esporte é muito valorizado enquanto ferramenta educacional.
Um exemplo claro do estímulo à prática esportiva na escola é a inauguração do espaço da quadra de jogos, que durante o período de férias teve seu design totalmente repaginado para receber os estudantes.
Nesse ambiente, os alunos tem contato com diferentes modalidades esportivas. Dentre as opções de atrações, temos tabuleiro de xadrez gigante, mesa de air hockey game, futmesa, pebolim, placas de desafios de salto e pingue-pongue. Tudo isso além das práticas esportivas já previstas na grade curricular.
Para conhecer um pouco mais sobre nossas práticas pedagógicas, acesse agora mesmo o site da escola.
- Published in Conteúdos