Gosto pela leitura: por que e como incentivar desde cedo?
Entenda a importância do estímulo à leitura e veja dicas para incentivar o hábito desde cedo.
Existem estudos que mostram que as crianças que são estimuladas a ler desde cedo, desenvolvem sua capacidade cognitiva de forma superior aquelas que não leem.
O hábito de ler contribui com inúmeros benefícios para o indivíduo, tanto com relação ao desenvolvimento cognitivo quanto aos âmbitos social e emocional.
A leitura é uma atividade que permite enxergar o mundo de perspectivas diferentes. Cada leitura é uma nova fonte de aprendizado.
Além de contribuir para a compreensão e memorização de línguas e regras gramaticais, a leitura desenvolve a capacidade de interpretação, desperta a criatividade e contribui para o desenvolvimento de valores como a empatia.
Mas, ainda há muitas crianças que não se interessam pela leitura, realizando apenas aquelas obrigatórias solicitadas pela escola para desenvolvimento de atividades. Precisamos mudar esse cenário para que os pequenos realmente se interessem pelos livros.
Quando e como estimular o hábito da leitura?
Nós já falamos aqui no Blog do Colégio Unicus sobre como estimular a leitura na era digital. Como você pode observar nas dicas dadas no artigo, existem muitas formas de estimular a leitura.
Na primeira infância, as crianças possuem um interesse natural pelas cores e figuras. Nessa fase, é possível explorar os livros com a contação de histórias, despertando ao máximo sua curiosidade e imaginação.
Outro ponto importante é fazer da leitura um hábito, ou seja, ler todos os dias. Pode ser estabelecido um horário específico para isso, como antes de dormir. Mas, é importante que seja feito, pois dessa forma a criança entenderá a importância da leitura.
Ter livros sempre disponíveis também é uma boa sugestão. Aqui no Colégio Unicus, nós temos vários pontos com livros, para que as crianças vejam a leitura como algo natural e relevante na rotina.
Veja as dicas que pontuamos a seguir. Elas vão ajudar a incentivar a leitura em casa:
– Selecione livros adequados para cada faixa etária;
– Estabeleça um horário da rotina para leitura diária;
– Leve a criança para visitar livrarias e bibliotecas;
– Monte um cantinho da leitura em casa;
– Mostre que a leitura vai além dos livros apresentando filmes e desenhos inspirados em livros;
– Diversifique os gêneros literários;
– Desafie a criança a contar as histórias que leu;
– Leia e dê exemplo, pois as crianças se inspiram nos adultos.
Estimulando a leitura na escola
Além de estimular a leitura em atividades associadas com as disciplinas e ter vários cantinhos de leitura pela escola, aqui no Colégio Unicus utilizamos práticas pedagógicas e até ferramentas tecnológicas para fortalecer ainda mais esse estímulo.
Um exemplo é o projeto para conhecimento da literatura brasileira. Conhecer as obras de autores nacionais faz parte do importante papel de ser um cidadão do mundo.
O Brasil possui uma literatura riquíssima, com autores reconhecidos internacionalmente.
Um dos autores estudados pelos alunos do Colégio Unicus é Machado de Assis, que produziu obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Além de ser o fundador da Academia Brasileira de Letras.
Veja no Instagram da escola um pouco do que os alunos aprendem sobre autores do nosso país.
Quer saber mais sobre nossas práticas pedagógicas? Acesse o site da escola.
- Published in Acontece no UNICUS, Conteúdos, Leitura
8 formas de incentivar o talento e habilidade das crianças
Confira dicas para estimular a descoberta e desenvolvimento de talentos e habilidades das crianças.
Muitas pessoas acreditam que talento é um dom natural, algo que já nasce com as pessoas. Mas, a grande verdade é que ele não é inato, mas algo que se adquire com a prática.
Nesse sentido, os estímulos recebidos desde cedo são fundamentais para que as crianças desenvolvam talentos. E claro que, a dedicação dos pais faz toda a diferença nesse processo.
O psicólogo Benjamin Bloom se dedicou a investigar os tipos de talentos. De acordo com ele “o que qualquer pessoa no mundo consegue aprender, praticamente todo mundo pode aprender, desde que disponha de condições adequadas para o aprendizado”.
Como condições adequadas podemos entender o ensino especializado, o início precoce da prática, prática deliberada, o convívio com pessoas especialistas e um objetivo definido.
Dessa forma, podemos entender que as crianças não conseguem fomentar esses fatores sozinhas, elas precisam da ajuda dos pais e parentes próximos no papel de estimulá-las.
Como estimular os talentos dos filhos?
As crianças se expressam de maneira espontânea por meio dos movimentos, brincadeiras e das experiências com que elas se conectam no dia a dia.
Para além do que é trabalhado na escola, elas devem aproveitar o seu tempo livre para desenvolver e descobrir seus hobbies e paixões. Várias das atividades que são trabalhadas na infância podem fazer parte do caminho que elas seguirão no futuro.
Durante a infância, o mais importante é que as crianças tenham **tempo para brincar**, de forma a perder o medo de experimentar novas vivências.
Pais e educadores devem incentivar a descoberta de novas habilidades e competências. E quando um novo interesse é descoberto, começa uma a jornada da prática.
Portanto, para estimular a descoberta de talentos, é importante:
– Dar espaço para que a criança brinque de forma livre e espontânea;
– Criar ambiente com brinquedos e cenários que estimulem a imaginação;
– Oferecer brinquedos simples que desafiem a imaginação;
– Inserir a criança nas atividades domésticas, mostrando a importância da colaboração;
– Estimular as expressões artísticas mais diversas como desenho, pintura, música e outras;
– Incentivar a leitura, a escrita e a contação de histórias;
– Reduzir o uso de tablet, celular e televisão, a fim de que o tempo da criança seja melhor aproveitado;
– Se o pai ou mãe possui habilidades artísticas e talentos, compartilhar isso com a criança. Se sabe tocar instrumentos, tocar com frequência em casa. O mesmo ocorre para outras especialidades.
Lembre-se que uma das formas mais eficientes de estimular as crianças é com o exemplo.
Como a escola pode ajudar?
As atividades desenvolvidas na escola também são muito importantes na descoberta de habilidades e paixões, e ainda, no desenvolvimento de talentos.
Imagine como seria misturar música, ciência e ao mesmo tempo, estimular o talento dos estudantes? Foi isso o que aconteceu durante a tarde musical realizada no Colégio Unicus.
A atividade foi promovida pela turma do terceiro ano, que está aprendendo a propagação de ondas sonoras, e como experiência prática, nossos pequenos artistas puderam tocar instrumentos musicais variados. Juntos eles fizeram uma linda apresentação aos demais. Veja como foi em nosso Instagram.
Outra atividade que exemplifica muito bem o estímulo aos talentos, foi realizada pelos estudantes do 3º ano do Unicus. A partir do projeto em que eles tiveram a missão de criar o seu próprio livro sobre animais, realizaram a leitura para os demais colegas.
Os livros foram escritos e ilustrados pelos estudantes, onde eles puderam trabalhar as habilidades da escrita e também a criatividade nos desenhos.
Esses são exemplo simples de atividades que podem ser conciliadas com as disciplinas escolares e que incentivam habilidades e talentos das crianças.
Visite nosso site e conheça mais sobre as práticas pedagógicas realizadas aqui na escola.
- Published in Conteúdos
4 motivos para fortalecer a relação entre a família e a escola
_Entenda a importância de manter uma relação próxima e harmoniosa entre a família e a escola e como isso impacta no desenvolvimento das crianças._
As famílias têm um papel primordial na formação dos indivíduos. Não só por oportunizar o acesso a educação, mas por ser fundamental na construção de valores que são levados para toda a vida.
O primeiro contato das crianças com o mundo e a sociedade acontece por meio da família. É nesse núcleo que ela desenvolverá noções de afetividade, solidariedade, princípios éticos e muito mais.
Com a chegada da idade escolar, a criança vivenciará novas e grandes descobertas. Precisará conviver de forma coletiva e aprender sobre o respeito além das paredes de casa.
Para que tudo isso aconteça de uma forma positiva e natural, é necessário que exista uma relação de cooperação e harmonia entre família e escola. A seguir, nós falamos sobre 4 motivos que provam a importância dessa relação.
**1 – Melhor acompanhamento de desempenho**
Todas as crianças necessitam de suporte e apoio para realizar as atividades do dia a dia. Mas, a responsabilidade não é apenas dos educadores e outros profissionais da escola. Para que ocorra um aprendizado efetivo, pais e responsáveis também devem abraçar essa responsabilidade.
Em casa, é muito importante que os estudantes recebam auxílio na realização das tarefas, revisão de conteúdos e até mesmo na organização da rotina e dos seus materiais de estudo.
**2 – Mais esforço e Melhor rendimento**
A falta de acompanhamento somada a dificuldade de realizar as tarefas pode provocar desmotivação em muitas crianças, fazendo com que seu rendimento caia.
É muito importante perceber quando há falta de estímulo e agir de maneira rápida para encontrar soluções para cada caso.
Quando a família e a escola mantêm um diálogo próximo, as chances das crianças se interessarem pelas tarefas escolares é maior. E, consequentemente, o seu rendimento aumenta, bem como a conquista de melhores resultados, como notas mais altas.
**3 – Redução de problemas como indisciplina**
Quando não há um esforço da família no processo educativo, a criança pode não conseguir entender a importância de estar atento ao que o professor tem para ensinar. Dessa forma, tornam-se desatentas, dispersam-se com facilidade e acabam tendo um desempenho ruim.
É fundamental que a criança se sinta segura tanto em casa quanto na escola e que seja apoiada nas atividades para que compreenda que estudar é importante, afinal todos estão se dedicando para isso.
**4 – Desenvolvimento cognitivo e social**
É durante a infância que o desenvolvimento cognitivo e social das crianças acontece de maneira mais intensa. Isso porque, o cérebro está em processo de evolução, formando novas sinapses.
É também nessa fase, que os indivíduos aprendem a conviver com o próximo, passam a entender as diferenças e desenvolver a sociabilidade. Ter um bom suporte da família e da escola, é fundamental para tornar esse processo mais fácil.
**Como o Colégio Unicus estreita a relação entre os pais e a escola?**
A parceria escola e família é um dos pilares para o sucesso na jornada educacional das crianças. Aqui no Colégio Unicus procuramos formas de sempre aproximar a comunidade escolar.
Um bom exemplo foi esta atividade que compartilhamos no Instagram da escola, onde proporcionamos um momento especial de troca entre os pais e professores de todas as disciplinas, devido ao encerramento do primeiro bimestre letivo de 2022.
Em parceria com as famílias, conseguimos acompanhar o desenvolvimento de cada aluno e apoiá-los para que continuem tendo um bom desempenho.
Em nosso Instagram você pode conferir diversas experiências realizadas junto com as famílias. Navegue também pelo site para entender um pouco mais sobre nossa metodologia de ensino.
- Published in Conteúdos
Ensino dinâmico para acompanhar a geração da era digital
Os profissionais do futuro devem dominar o uso de tecnologias. Aqui no Colégio Unicus, o uso de ferramentas modernas de ensino já é uma realidade!
Estamos vivendo na chamada sociedade da informação, onde o uso de tecnologias digitais se tornou algo comum na vida de todas essas pessoas.
Com isso, a escola ganha o desafio de incorporar as tecnologias no dia a dia, tanto para conseguir estimular os estudantes quanto para otimizar o processo de ensino-aprendizagem e preparar os alunos para o mercado de trabalho do futuro.
Importância da tecnologia na escola
As tecnologias digitais já estão presentes em todos os segmentos da sociedade, seja na área econômica, social, pessoal, de saúde e outras. Dessa forma, elas também precisam ser inseridas na educação.
Buscar por formas tecnológicas e inovadoras é uma necessidade urgente das escolas em geral. Principalmente, para que seja possível trabalhar com uma linguagem compatível com a das gerações atuais, que estão crescendo nesse mundo altamente tecnológico.
Se hoje a tecnologia já está presente em tantos setores, no futuro ela será amplamente utilizada. Dessa forma, os profissionais devem ter domínio dos recursos e ferramentas para que possam desempenhar suas funções.
Isso faz que que as tecnologias digitais sejam determinantes na formação do aluno.
Razões para adotar a tecnologia na educação
Independentemente do nível de formação da instituição de ensino, o uso de metodologias baseadas na tecnologia garante:
– Acesso ao que há de mais novo em termos de conhecimento, afinal por meio do computador ou do celular é possível pesquisar sobre qualquer tema e obter informações totalmente atualizadas;
– O processo de aprendizagem se torna mais dinâmico, completo e mais interessante para o aluno;
– O relacionamento entre alunos e professores se torna mais fácil, pois as metodologias baseadas na tecnologia são mais compreensíveis para as novas gerações;
– As ferramentas tecnológicas despertam a curiosidade dos alunos;
– O processo de ensino-aprendizagem ganha mais qualidade, com métodos eficientes, novas perspectivas de ensino e flexibilidade, acesso a materiais extras e comunicação efetiva;
– Alunos muito mais engajados.
É importante destacar que não são só os alunos que ganham com a adesão de tecnologias educacionais. A escola também desfruta de um ambiente mais moderno, ferramentas que otimizam o trabalho do professor e claro, melhor desempenho geral.
Colégio Unicus e a modernização do ensino
O Colégio Unicus é uma referência quando falamos em uso de novas tecnologias aplicadas á educação.
– Utilização da plataforma Google For Education, que contribui para a otimização do ensino na sala de aula, fornecendo diversas soluções úteis;
– Uso da Tecnologia Apple, por meio de parceria com a própria empresa que fornece dispositivos de ultima geração para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e tornar a sala de aula um ambiente moderno e inovador;
– Os alunos recebem aulas de robótica em laboratório apropriado para a inovação e criatividade. A robótica estimula o raciocínio lógico, impulsiona a criatividade e fornece conhecimentos que estão alinhados com as profissões do futuro;
– Ciência com prática em laboratório equipado para uma melhor relação entre teoria e prática. Com auxílio da tecnologia, as aulas são melhoradas e os alunos recebem um ensino de alta qualidade.
Esses são apenas alguns exemplos da utilização da tecnologia no Colégio Unicus. Vale lembrar que ela também está presente nas práticas de sustentabilidade como produção de energia solar e biocombustível, duas tecnologias verdes presentes na escola.
Outro fator relevante é que todos os profissionais recebem qualificação constante para dominar as novas tecnologias e usufruir de todo seu potencial, a fim de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido.
Acesse nosso site e conheça mais sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no Colégio Unicus e surpreenda-se com a qualidade da educação que proporcionamos para nossos alunos.
- Published in Acontece no UNICUS, Conteúdos