Inglês e Português em perfeita harmonia
O ensino de duas línguas de forma equilibrada e eficiente melhora o desenvolvimento do aluno, levando-o à fluência.
A educação bilíngue tem como propósito inserir o inglês de forma natural no processo de ensino-aprendizagem, para que as crianças desenvolvam as duas línguas de forma harmoniosa e conquistem a fluência.
A escola pode aderir várias estratégias para que as crianças possam vivenciar o idioma e aprender de forma efetiva. Um exemplo é a utilização de atividades de matemática, artes ou música, por exemplo, feitas na língua inglesa.
Os professores tem um papel fundamental nesse processo, pois são eles que irão inserir o novo idioma no dia a dia das crianças e encontrar alternativas para que isso seja feito de forma leve e estimulante.
O objetivo é fazer a introdução do segundo idioma da mesma maneira com que se trabalha a língua nativa. Quando isso acontece, as crianças conseguem aprender mais rápido e desenvolver suas habilidades de uma maneira efetiva.
Quais os benefícios do ensino bilíngue?
Desenvolvimento do cérebro
O ensino das duas línguas de forma harmoniosa, aumenta a capacidade de absorção de conteúdos, favorecendo as funções cognitivas e melhorando a concentração, o raciocínio e a memória.
O resultado é uma melhora não só no desempenho das disciplinas de línguas, mas no rendimento escolar total.
Além disso, há ganhos para a saúde mental. De acordo com um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os indivíduos bilíngues contam com uma conectividade maior entre as áreas-chave do cérebro, o que é positivo para evitar doenças neurodegenerativas durante toda a vida.
Contato com novas culturas
Quando falamos em uma segunda língua, estamos falando de algo que traz a oportunidade de reconhecer e aprender sobre uma nova cultura.
Ao aprender inglês, os alunos irão aprender também vários aspectos que fazem parte das tradições do país, como datas comemorativas, costumes, características sociais, etc.
Isso proporciona um grande enriquecimento cultural, amplia o campo de conhecimento, estimula a criatividade e ajuda a desenvolver o respeito à diversidade.
Socialização
A interação proposta durante as aulas de inglês são muito positivas para melhorar a comunicação e a capacidade de socialização dos estudantes, principalmente por conta das atividades em grupo.
Os alunos tornam-se mais participativos e desenvolvem a coletividade, o respeito ao próximo e outros valores.
Oportunidades acadêmicas e profissionais
Quem é fluente em uma segunda língua, automaticamente, amplia seu campo de possibilidades no mundo acadêmico e profissional, podendo estudar e trabalhar tanto em empresas aqui do país que fazem negócios com o exterior, quanto lá fora.
Conquista da fluência
Vários estudos já realizados comprovaram que as crianças têm maior facilidade para aprender o segundo idioma do que os adultos. Isso ocorre porque o cérebro delas é mais suscetível aos estímulos externos.
Quando a criança é inserida em um ambiente bilíngue, como a escola bilíngue, as chances de ela conquistar a fluência são muito maiores.
Quando a escola trabalha de forma dinâmica e harmoniosa os dois idiomas, as crianças irão desenvolver e elevar sua capacidade de falar, ler, escrever e interpretar o mundo nas duas línguas aprendidas.
Como tornar o ensino bilíngue efetivo?
Assim como todas as disciplinas são medidas com processos avaliativos, o desempenho na segunda língua também precisa de um monitoramento. Até mesmo porque, isso ajuda a saber se as estratégias de ensino estão trazendo resultado ou precisam de melhorias.
Aqui no Colégio UNICUS, o conhecimento em inglês é constantemente testado, para que possamos sempre buscar as melhores maneiras de desenvolver a segunda língua. Para isso, usamos o Oxford Online Placement Test (OOPT), que tem o objetivo de comprovar a proficiência em inglês.
Após fazer o teste, o estudante recebe uma pontuação com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).
O OOPT foi testado e validado por mais de 190 mil alunos em 60 países e é realizado a cada semestre aqui. Veja em nosso Instagram um pouquinho mais sobre essa avaliação.
Visite também o site do Colégio Unicus para conhecer nossa metodologia e os diferenciais que você só encontra aqui!
- Published in Acontece no UNICUS, Bilíngue
Aprendizado e tecnologia: o método de ensino inovador e necessário no século 21
Confira os benefícios do uso da tecnologia na sala de aula e entenda como as novas metodologias de ensino podem contribuir para um futuro profissional promissor.
As novas gerações já estão nascendo conectadas ao mundo virtual e este cenário traz um grande desafio para as escolas, que é o de inserir novos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.
O uso da tecnologia como ferramenta de ensino traz diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma geral, facilitando o aprendizado e aumentando o interesse por parte dos alunos.
Integrar a tecnologia ao ambiente escolar ajuda a prender a atenção dos estudantes, torna a sala de aula mais interessante, os conteúdos mais instigantes e as aulas mais interativas e participativas.
O Colégio UNICUS é uma referência na utilização de tecnologia na educação e por isso podemos falar com propriedade sobre os benefícios colhidos com esse método de ensino inovador.
Benefícios do uso da tecnologia na escola
1 – Aumenta a atenção
Os nativos digitais estão acostumados a utilizar dispositivos no seu dia a dia, como tablets, computadores, smart tv’s e celulares. Imagine como é para eles assistir aulas expositivas que não oferecem interação e novidade.
Quando a tecnologia faz parte das aulas, esse cenário é transformado, pois se utiliza o interesse e a facilidade já existentes com relação a tecnologia, para ampliar as formas de ensinar e aprender, chamando a atenção e mantendo a motivação dos alunos.
2 – Aulas interativas e sociabilidade
Como já citamos, os jovens da atualidade conseguem interagir muito bem por meio das tecnologias e isto é um ponto positivo para superar a timidez, realizar trabalhos em grupos, mostrar os conhecimentos e habilidades individuais e expressar suas opiniões em sala de aula.
Ou seja, cria-se um ambiente interativo que é mais confortável para o desenvolvimento e aprendizado de todos e que contribuir para a sociabilidade.
3 – Acesso a conteúdos complementares
O universo online expande as barreiras da sala de aula, possibilitando o acesso a conteúdos e materiais complementares que venham a somar no aprendizado. Com o domínio das tecnologias, os alunos tem acesso a um universo muito maior de informações para ampliar as fontes de informação e enriquecer a aprendizagem.
Portanto, ao possibilitar o acesso a esses recursos, nascem novas possibilidades de aprender.
4 – Recursos multimídia
As aulas ganham mais possibilidades. Não são mais apenas textos, leituras e figuras. São vídeos, filmes, aulas gravadas, animações, fóruns e vários outros recursos que possibilitam deixar tudo mais dinâmico e divertido, superando as metodologias tradicionais e criando ambientes que despertam o interesse dos estudantes.
5 – Acesso a ferramentas essenciais para a carreira profissional
Não podemos deixar de citar que as habilidades para lidar com novas ferramentas e recursos é de suma importância para a carreira profissional. A tecnologia está cada vez mais presente no mundo do trabalho. A cada dia, surgem novas profissões ligadas a esse segmento. Alunos qualificados tem muito mais chances de se enquadrar nesse novo mercado e de se destacar nele.
Como é feito o uso da tecnologia em sala de aula?
Existem muitas possibilidades. É o professor quem vai determinar a melhor forma de utilizar, conforme os recursos disponíveis na escola.
Aqui no Colégio UNIUS, cada estudante possui um iPad, além de outros recursos e ferramentas. Isso é possível devido a uma importante parceria com a Apple, que permite aos nossos alunos o acesso ao que há de mais moderno em termos de tecnologia na atualidade.
Acesse o nosso site para conhecer um pouco mais sobre nossa metodologia de ensino.
- Published in Conteúdos