Conheça algumas das ações de sustentabilidade implementadas na escola
Reutilização de água, coleta seletiva, energia limpa e muito mais!
Você já sabe que o Colégio UNICUS segue os princípios da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, trabalhando na formação de cidadãos globais, não é mesmo? Você sabia que nossa escola também é sustentável?
Não basta falar de educação ambiental, é preciso mostrar como hábitos e práticas fazem a diferença. É por isso que aqui, temos trabalhado firme para que o ambiente escolar seja um grande exemplo de como é possível produzir sustentabilidade e avançar na mudança por um mundo melhor.
Nossos alunos e alunas têm a oportunidade de vivenciar essas práticas no dia a dia escolar, interagir com elas, aprender e se inspirar.
A seguir, falamos um pouquinho de algumas ações que são realidade na nossa escola.
Reutilização de água
A água é um recurso natural de extrema importância, sem ela não há condições de vida no planeta. Para preservar a água, é preciso evitar o desperdício e pensando nisso, passamos a captar as águas que saem dos aparelhos de ar-condicionado.
A cada hora de uso, é eliminado 1 litro de água por aparelho. 12 aparelhos ligados geram cerca de 250 litros de água por dia. Antes, isso era desperdiçado. Agora, com a captação, essas águas são destinadas para outros usos.
Essa prática gerou uma economia de 30% para a escola.
Coleta seletiva
Separar os resíduos da forma correta possibilita que eles sejam destinados adequadamente para a reciclagem ou aterros sanitários.
Para promover a coleta seletiva na escola, temos cestos adequados para cada tipo de resíduo instalados em diferentes pontos, de forma que todos os alunos possam fazer o descarte correto e participar desse processo.
Reutilização de resíduos e produção de Biogás
O HomeBiogás é um projeto que utiliza os resíduos dos alimentos para produzir gás de cozinha. Ele nos permite aproveitar cerca de 1 tonelada de alimentos por ano transformando em gás metano, que é utilizado para abastecer o fogão da cozinha na produção diária das refeições.
Além disso, o biodigestor gera 1280 litros de fertilizante, que pode ser utilizado na horta escolar.
Além de produzir mais sustentabilidade, reduzimos a quantidade de resíduos descartados, que poderiam causar contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
Energia limpa e renovável
A energia elétrica também depende de uma série de fatores relacionados ao meio ambiente, como desmatamento, alagamento de áreas, etc. Além disso, o seu fornecimento depende de condições adequadas e pode ser afetado em períodos de seca, por exemplo.
A energia solar é uma alternativa mais saudável para o planeta e por isso foi nossa escolha aqui na escola. Ela é considerada um recurso renovável e inesgotável.
Com a adesão do sistema de energia solar, reduzimos significativamente o consumo de energia e amenizamos os danos causados ao meio ambiente.
Cultivamos uma horta sustentável
Cultivamos canteiros, hortas e jardins repletos de vida e natureza ao nosso entorno. Tudo de forma orgânica e utilizando os fertilizantes produzidos pelo biodigestor da escola.
Com isso, podemos ofertar alimentação saudável e de alta qualidade produzida no próprio ambiente escolar.
Os alunos conseguem vivenciar o ato de plantar o seu próprio alimento, cuidar do solo, da saúde, dentre vários outros aprendizados possíveis no cultivo de plantas, frutas e verduras.
Educação para um futuro mais sustentável
Esse conjunto de práticas faz toda a diferença na forma que os alunos percebem o mundo e a si mesmos.
Além de conhecer alternativas sustentáveis e ver que é possível fazer diferente, eles são estimulados a se sentirem como agentes de mudança.
- Published in Acontece no UNICUS, Conteúdos, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental
Crianças bem informadas: A importância da Leitura no Desenvolvimento Infantil
Veja como o hábito da leitura influencia o desenvolvimento das crianças e confira dicas de como incentivar a prática.
Fomentar o hábito da leitura desde cedo, é algo que contribui significativamente para o desenvolvimento das nossas crianças.
Quando a criança aprende a ler, isso abre novos horizontes cheios de possibilidades e descobertas. A partir daí, a prática diária da leitura é capaz de proporcionar incontáveis benefícios.
O desenvolvimento da linguagem, da criatividade, a aquisição de vocabulário, o aprendizado de novos saberes, são apenas alguns exemplos do que a prática é capaz de proporcionar. A seguir, falamos com um pouco mais de detalhes sobre o tema.
Benefícios da leitura para as crianças
São muitos os benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Isso porque, a leitura contribui para melhorar o funcionamento do cérebro e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, que são muito prejudiciais para as crianças. Ela funciona como um ótimo entretenimento e ainda amplia os conhecimentos.
Um livro permite que se faça uma viagem sem necessidade de sair do lugar, isso desperta a criatividade e ajuda a desenvolver os potenciais de criação.
As histórias infantis e estórias do cotidiano também são importantes para conhecer outras realidades, aprender valores, desenvolver a empatia, o afeto e apurar o senso crítico.
Uma rotina de leitura melhora consideravelmente a comunicação desde cedo, deixa o vocabulário mais rico e, consequentemente, contribui para melhorar as relações interpessoais ao longo de toda a vida.
Outro benefício é quanto ao desempenho escolar, à criança que lê com frequência têm mais facilidade para assimilar conceitos, aprender coisas novas e escrever redações, por exemplo.
Além disso, as crianças se mantêm bem informadas. Uma pesquisa recente feita pela Árvore Atualidades, uma plataforma que disponibiliza conteúdos jornalísticos adaptados para o público infantojuvenil, analisou o comportamento de leitura de mais de 700 mil estudantes brasileiros. O resultado mostrou que o tema mais lido pelos estudantes, atualmente, são os relacionados à pandemia, mostrando que as crianças e jovens estão cada vez mais interessados em se informar e aprender sobre assuntos importantes da nossa sociedade.
Portanto, incentivar que os pequenos comecem a ler desde cedo, produz efeitos positivos durante toda a sua vida, tanto no campo pessoal quanto profissional.
Como incentivar o hábito da leitura?
Tanto em casa quanto na escola, a criança deve ser estimulada a ler. É importante que os livros façam parte do dia a dia, seja nas atividades pedagógicas, nas horas de lazer e distração, ou naquela leitura antes de dormir.
Ter um livro sempre à vista ajuda com que as crianças entendam esse hábito como algo natural e a mediação dos adultos faz toda a diferença no interesse dos pequenos, gerando maior engajamento na leitura. E isso vale tanto para as leituras feitas em casa com acompanhamento dos pais ou responsáveis, quanto aquelas feitas durante o período escolar, com a participação dos educadores.
Aqui no Colégio UNICUS, a leitura é levada a sério. Imagine uma escola em que a biblioteca está em cada canto, com um livro sempre ao alcance das mãos? É essa a proposta que nós desenvolvemos.
Nossa estrutura conta com vários espaços dedicados à leitura, espalhados por todos os lugares da escola, inclusive, dentro das salas de aula. Confira o vídeo que postamos em nosso Instagram onde mostramos como isso funciona.
A UNICUS é uma escola que está formando cidadãos globais, ou seja, crianças mais conscientes, com pensamento crítico, preocupação com a sustentabilidade, pobreza e diversas questões ligadas à UNESCO. Priorizamos a leitura, pois sabemos da sua importância na formação e no desenvolvimento das habilidades pessoais de cada indivíduo.Acesse nosso site e conheça mais sobre a escola.
- Published in Cidadão Global, Conteúdos, Desenvolvimento Infantil
Vida mais sustentável: Por onde começar e como educar as crianças?
Confira dicas para dar o primeiro passo rumo a uma vida sustentável e incentivar os pequenos a trilharem esse caminho.
A Sustentabilidade é um ideal que tem como objetivo atender todas as necessidades dos seres humanos, sem comprometer a preservação do nosso planeta.
Ser sustentável é, portanto, fazer escolhas que sejam socialmente responsáveis, mudando a forma de perceber a sociedade e o meio ambiente, para criar hábitos mais saudáveis e com menor impacto ambiental possível.
Por mais que pareça que mudanças individuais não sejam significativas, quando pensamos de forma coletiva, elas podem sim fazer a diferença e contribuir para tornar o mundo melhor.
Porém, nem todo mundo sabe por onde começar e a transição para uma vida mais sustentável é sempre uma jornada muito individual, que pode ser vivida de formas diferentes por cada pessoa, afinal cada um tem seu próprio ritmo.
Mas, o importante é começar e nesse post vamos falar um pouco mais sobre como embarcar nessa jornada e ainda, como estimular as crianças a pensarem e viverem de forma mais ecológica.
Pequenos passos rumo a uma vida sustentável
Todos nós sabemos que para alcançarmos um futuro sustentável, é preciso mudar hábitos de forma urgente. Mas, fazer grandes mudanças não é fácil e o caminho mais assertivo para conseguir é assumindo pequenas mudanças, ou seja, dando um passo de cada vez.
O ideal é começar por aqueles hábitos que não sejam tão desafiadores, para que seja possível manter o engajamento e a constância. Caso contrário, as chances de desistir no meio do caminho são grandes.
Hábitos que você pode começar a inserir no seu cotidiano e da família:
- Fazer a separação dos resíduos;
- Economizar água e energia;
- Fazer reuso da água;
- Comprar alimentos orgânicos, preferencialmente, de produtores locais;
- Reduzir o consumo de plástico;
- Reutilizar embalagens;
- Fazer a compostagem de resíduos orgânicos;
- Plantar uma pequena hortinha, dentre outros.
E como ensinar as crianças a ter hábitos mais sustentáveis?
Na infância, as crianças tendem a replicar as ações, ou seja, elas seguem os exemplos que observam no comportamento dos adultos, tanto dentro quanto fora do lar. Portanto, o primeiro passo, é sempre trabalhar na mudança pessoal, de forma a inspirar os pequeninos.
Além disso, existem diversas formas de trabalhar a Educação Ambiental com os pequenos. Mas, lembre-se que a maneira mais efetiva de alguém aprender é sempre na prática.
Algumas dicas podem ajudar:
- Você pode conversar com frequência com as crianças sobre os temas que envolvem a sustentabilidade, de forma que esses assuntos sejam vistos como algo natural para elas;
- Também pode inserir na rotina jogos, brincadeiras, desenhos, vídeos do Youtube e outros conteúdos que falem do tema;
- Adote lixeiras coloridas em casa e instrua a família toda sobre quais servem para cada resíduo;
- Uma pequena horta em casa pode ajudar a ensinar sobre a importância da alimentação saudável, livre de agrotóxicos;
- Tire um tempinho para produzir brinquedos reciclados, com garrafas pet, caixas de leite, papelão, tampinhas de garrafa e outros materiais. Construir brinquedos manualmente ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e ainda ensina sobre sustentabilidade;
- Para ensinar sobre a importância de reduzir o consumo de plástico, incentive os pequenos a adotarem um copinho;
- A economia de água pode ser ensinada na hora do banho, no momento de escovar os dentes ou de lavar as mãos;
- Apagar a luz quando sai do quarto, desligar a tv, reduzir as horas de videogame, são ações que ajudam a economizar energia;
- Doar roupas, brinquedos e outros itens que não se usa mais, é muito mais positivo do que descartar;
Opte por escolas com valores sustentáveis, como o Colégio UNICUS que trabalha com a formação de cidadãos globais, de acordo com as metodologias da UNESCO.
- Published in Conteúdos, Desenvolvimento Sustentável