O que é a educação global?
A globalização intensificou-se nessa última década com as redes sociais, a internet e o desenvolvimento de plataformas virtuais. A transnacionalização das empresas foi marcante, assim como o processo de fusão que criou megacorporações. Deste modo, um cidadão do século 21 deve ser uma pessoa preparada para um mundo onde as oportunidades de sucesso requerem habilidades como a colaboração, inteligência socioemocional, criatividade e desejo pela inovação.
Desenvolver a cultura global significa uma proposta de intervenção participativa e contextualizada no currículo escolar, integrando dimensões e contextos diversos da educação local à global, bem como suas inter-relações com as demais áreas do conhecimento.
Um cidadão global é alguém que se identifica como parte de uma comunidade mundial e cujas ações contribuem para a construção dos valores e práticas dessa comunidade. Para que tudo isso seja interligado, a habilidade e fluência na língua inglesa é o eixo central, assim como o senso crítico a tudo que acontece ao seu redor e no planeta.