O sóciointeracionismo é uma teoria de aprendizagem cujo foco está na interação. Segundo esta teoria, a aprendizagem dá-se em contextos históricos, sociais e culturais e a formação de conceitos científicos acontece a partir de conceitos cotidianos.
Desta forma, o conhecimento real da pessoa é ponto de partida para o conhecimento potencial, considerando-se o contexto sociocultural.
O conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Assim sendo, o professor atua como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é de mediador e estimulador da aprendizagem.
Material didático
O Ensino Fundamental Unicus alia educação, tecnologia e interatividade. Uma proposta completa, que integra o conhecimento de diferentes áreas, possibilitando ao aluno uma visão ampla de tudo ao seu redor. Oferece estratégias de sondagem, problematização e sistematização com a linguagem do aluno e possui material digital complementar que segue sequência didática da coleção impressa e da metodologia aplicada em sala de aula. Características do nosso Ensino Fundamental:
- Livros modernos, alinhados às novas tendências do Ensino Fundamental;
- Articulação entre conteúdos impressos e digitais, auxiliando os alunos a trabalharem com novas linguagens e mídias;
- Atividades contextualizadas, com foco no desenvolvimento da competência “leitora escritora” em todas as áreas do conhecimento e na formação de valores.
- Os livros e os materiais digitais seguem a mesma estrutura didática, partindo da exploração dos conhecimentos prévios dos alunos até a sistematização e utilização dos novos conhecimentos adquiridos;